Bom, com certa tristeza vos digo, terminou a Euro 2012. Tristeza sim, pois tirando ,é claro, os vandalismos e ''guerras'' ocorridas fora do estádio em alguns jogos, o campeonato inteiro foi lindo e bem organizado, com estádios de Copa do Mundo, e sem dúvida os jogos que via com muito gosto todas as tardes, vão fazer falta.
No pré-jogo, houve uma festa de encerramento de arrepiar, aparecendo como um ''pontapé inicial'' para o espetáculo que viria a seguir. Sim, o espetáculo Espanhol.
Muitos torcedores e integrantes da imprensa, já começavam a dizer que a seleção espanhola com o seu super toque de bola já estava ficando um futebol chato, girando a bola de um lado a outro e sendo pouco objetiva. Creio que os jogadores espanhóis souberam disso e descontaram na Itália, pois chutaram muito mais e principalmente de fora da área, coisa que não acontecia muito desde o início do campeonato.
Do lado Italiano, o sempre polêmico Mario Balotelli, pôs fogo antes do jogo, dizendo que no jogo contra a Alemanha a mãe dele estava no estádio e ele fez 2 gols, e nessa final estariam a mãe e o pai dele, logo faria 4 gols. E como todos nós vimos, não foi isso que aconteceu, muito pelo contrário.Polêmicas de lado, a seleção italiana é digna de parabéns, principalmente seu técnico Cesare Prandelli, que nos mostrou uma nova Itália, uma Itália de toque de bola, cadência, e principalmente objetividade, diferentemente da ''antiga'' Itália, de uma forte pegada, que possuía uma forte marcação e só.Então merece sem dúvida meus parabéns e de todos nós, já que ninguem imaginava essa Itália na final, e ela chegou !
Bom, o jogo foi demais.A Espanha, como disse, desde o primeiro minuto, manteve o toque de bola porém foi mais objetiva, errando muitas vezes mais passes que o normal.O primeiro gol espanhol saiu logo aos 9 minutos, nasceu de uma enfiada de bola incrível de Andrés Iniesta para Fábregas, que cruzou para o gol de cabeça de David Silva.Ali começava o pesadelo italiano.Depois do gol, a Itália pareceu ter acordado e chegou a ter mais posse de bola do que a própria Espanha, mas não conseguiu ter muitos lances de perigo, além de um chute de fora da área de Cassano.Aos 40 minutos a revelação espanhola Jordi Alba apareceu no jogo. Depois de outra enfiada de bola incrível, desta vez de Xavi, Alba tocou na saída de Buffon e 2 a 0 Espanha.Cabeças baixas e rostos com cara de quem não sabia o que fazer, isso que víamos na seleção italiana.
Com o início do 2° tempo, veio Di Natale, no lugar de Cassano que muito marcado pouco fez.Aquele, teve uma ótima chance logo no início mas chutou em cima do goleirão Casillas e Balotelli ao lado ficou indignado pois pedia o passe.Ah, e Balotelli não fez mais nada que trombar na zaga espanhola e reclamar.Mas não tem nada que está ruim que nao possa piorar, Prandelli faz sua última substituição, tirando Montolivo e colocando Thiago Motta, e logo no primeiro lance ,o brasileiro naturalizado italiano, sentiu a coxa e saiu de jogo, ou seja, Itália perdia por 2 a 0 e estava com 10 em campo.Era tudo o que a Espanha queria, mais espaço em campo, mais domínio, mais toque de bola, e foi isso que aconteceu.A Espanha tocava a bola e a Itália não conseguia passar do meio campo, nas poucas vezes que roubavam a bola, devolviam para a Espanha, e ai ficou fácil, com a entrada de Fernando Torres saiu o 3° gol, em outra enfiada de bola de Xavi para o El Niño.E perto do fim da partida, a defesa italiana em ritmo de fim de pelada, esquece do Fernando Torres mais uma vez, e ele dá o passe para o Juan Mata, que tinha acabado de entrar e o massacre espanhol tava concretizado. Espanha 4 a 0, e mais um título para esse grupo vitorioso.
Enfim, a Espanha mostra mais uma vez para o Mundo, que hoje, ela não tem adversário à altura.Parabéns a Espanha e ao Vicent Del Bosque pelo excelente trabalho, que já não vem de hoje.
Nenhum comentário:
Postar um comentário