domingo, 1 de julho de 2012

Espanha, Espanha e Espanha !


Essa é a seleção que vem ganhando tudo o que disputa, e hoje não foi diferente, se tornando Bicampeã da Eurocopa. De 2008 pra cá ganharam 2 Eurocopas e 1 Copa do mundo, pouco né ?

Bom, com certa tristeza vos digo, terminou a Euro 2012. Tristeza sim, pois tirando ,é claro, os vandalismos e ''guerras'' ocorridas fora do estádio em alguns jogos, o campeonato inteiro foi lindo e bem organizado, com estádios de Copa do Mundo, e sem dúvida os jogos que via com muito gosto todas as tardes, vão fazer falta.                                                    

No pré-jogo, houve uma festa de encerramento de arrepiar, aparecendo como um ''pontapé inicial'' para o espetáculo que viria a seguir. Sim, o espetáculo Espanhol.

Muitos torcedores e integrantes da imprensa, já começavam a dizer que a seleção espanhola com o seu super toque de bola já estava ficando um futebol chato, girando a bola de um lado a outro e sendo pouco objetiva. Creio que os jogadores espanhóis souberam disso e descontaram na Itália, pois chutaram muito mais e principalmente de fora da área, coisa que não acontecia muito desde o início do campeonato.

Do lado Italiano, o sempre polêmico Mario Balotelli, pôs fogo antes do jogo, dizendo que no jogo contra a Alemanha a mãe dele estava no estádio e ele fez 2 gols, e nessa final estariam a mãe e o pai dele, logo faria 4 gols. E como todos nós vimos, não foi isso que aconteceu, muito pelo contrário.Polêmicas de lado, a seleção italiana é digna de parabéns, principalmente seu técnico Cesare Prandelli, que nos mostrou uma nova Itália, uma Itália de toque de bola, cadência, e principalmente objetividade, diferentemente da ''antiga'' Itália, de uma forte pegada, que possuía uma forte marcação e só.Então merece sem dúvida meus parabéns e de todos nós, já que ninguem imaginava essa Itália na final, e ela chegou !

Bom, o jogo foi demais.A Espanha, como disse, desde o primeiro minuto, manteve o toque de bola porém foi mais objetiva, errando muitas vezes mais passes que o normal.O primeiro gol espanhol saiu logo aos 9 minutos, nasceu de uma enfiada de bola incrível de Andrés Iniesta para Fábregas, que cruzou para o gol de cabeça de David Silva.Ali começava o pesadelo italiano.Depois do gol, a Itália pareceu ter acordado e chegou a ter mais posse de bola do que a própria Espanha, mas não conseguiu ter muitos lances de perigo, além de um chute de fora da área de Cassano.Aos 40 minutos a revelação espanhola Jordi Alba apareceu no jogo. Depois de outra enfiada de bola incrível, desta vez de Xavi, Alba tocou na saída de Buffon e 2 a 0 Espanha.Cabeças baixas e rostos com cara de quem não sabia o que fazer, isso que víamos na seleção italiana.

Com o início do 2° tempo, veio Di Natale, no lugar de Cassano que muito marcado pouco fez.Aquele, teve uma ótima chance logo no início mas chutou em cima do goleirão Casillas e Balotelli ao lado ficou indignado pois pedia o passe.Ah, e Balotelli não fez mais nada que trombar na zaga espanhola e reclamar.Mas não tem nada que está ruim que nao possa piorar, Prandelli faz sua última substituição, tirando Montolivo e colocando Thiago Motta, e logo no primeiro lance ,o brasileiro naturalizado italiano, sentiu a coxa e saiu de jogo, ou seja, Itália perdia por 2 a 0 e estava com 10 em campo.Era tudo o que a Espanha queria, mais espaço em campo, mais domínio, mais toque de bola, e foi isso que aconteceu.A Espanha tocava a bola e a Itália não conseguia passar do meio campo, nas poucas vezes que roubavam a bola, devolviam para a Espanha, e ai ficou fácil, com a entrada de Fernando Torres saiu o 3° gol, em outra enfiada de bola de Xavi para o El Niño.E perto do fim da partida, a defesa italiana em ritmo de fim de pelada, esquece do Fernando Torres mais uma vez, e ele dá o passe para o Juan Mata, que tinha acabado de entrar e o massacre espanhol tava concretizado. Espanha 4 a 0, e mais um título para esse grupo vitorioso.

                              
Enfim, a Espanha mostra mais uma vez para o Mundo, que hoje, ela não tem adversário à altura.Parabéns a Espanha e ao Vicent Del Bosque pelo excelente trabalho, que já não vem de hoje.

                                   

Viva La Fúria !


Domingo Especial !

Domingo sem futebol não é domingo certo ? Mas hoje não teremos apenas um ''jogo'', teremos a final da Eurocopa 2012.De um lado a genial seleção espanhola regida por Xavi, Iniesta e companhia, que vem encantando o mundo e para muitos revolucionou o futebol.Do outro o objetivo time italiano, de Andrea Pirlo, Antônio Cassano e do polêmico Mario Balotelli.

Aqui você acompanha os esquemas táticos de Espanha e Itália.
                                

Do lado espanhol se mantém o 4-3-3 estilo barcelona, com um falso centro-avante e com muita movimentação, tabelas e a famosa marcação sob pressão espanhola.

A seleção italiana usa um 4-4-2 com um losango no meio campo, com participação especial do genial Andrea Pirlo, pois toda saída de bola tem que passar pelos pés dele. Antônio Cassano muitas vezes volta para forma o meio campo, deixando somente o Mario Balotelli para sairem nos contra-ataques.

Um ponto interessante a ser ressaltado é o fato que em ambas as seleções, os jogadores ''chave'' são os volantes, mostrando mais uma vez para nós, brasileiros, que os volantes podem muito bem marcar e terem bons passes,já que cada vez mais estamos abolindo os volantes que sabem jogar, e os fazendo somente marcar.Quando nós lançamos volantes bons de bola, os ''professores'' os transformam em meias, sobrando assim apenas volantes ''carniceiros''. Então, Mano e todos os outros professores, aprendam, volantes podem muito bem fazer as duas funções !

Bom, com todos esses ingredientes, hoje a partir das 15:45 em kiev, você não vai perder esse espetáculo, vai ?