terça-feira, 21 de abril de 2015

Escada de segurança: Pode ou não?

Um dos assuntos mais discutidos após o Flamengo x Vasco, do último domingo, foi a subida do Gilberto na escada de segurança do Maracanã para comemorar com a torcida vascaína. Rubro-negros, nas redes sociais, pediam desesperadamente uma punição para o centro-avante cruzmaltino (no caso, um cartão amarelo), e como ele já tinha recebido um outro cartão, teria sido expulso. Teria, no campo hipotético mesmo, porque o árbitro, Rodrigo Nunes de Sá, ignorou o fato e nada fez. Com isso, traz-se à tona a seguinte questão: Subir na escada de segurança para comemorar é válido ou não?

O lance representa uma completa confusão de princípios de arbitragem estadual e nacional. Ao contrário do que muitos pensam, o árbitro não errou ao "ignorar" a subida do atleta vascaíno para comemorar com os torcedores. Ele apenas seguiu as recomendações feitas pela Confederação de Arbitragem do Rio de Janeiro (Coaf-RJ), realizada na pré-temporada em Saquarema. Segundo a Coaf-RJ, presidida por Jorge Rabello, a orientação dada aos árbitros é de não dar cartão amarelo aos jogadores que subirem na escada de segurança para comemorarem. A Confederação deve ter se espelhado no exemplo ocorrido na Copa do Mundo, no ano passado, onde os jogadores viviam subindo as escadas para cair na "massa" ao comemorar e, após isso, não víamos punições algumas. Na prática, isso é válido apenas para o Maracanã.


Sim, é confuso. Porque a Confederação Nacional de Arbitragem, por exemplo, não segue essa recomendação e diz, em documentos, que subir nas escadas caracteriza uma conduta anti-desportiva. Logo, é passível de punição. Sendo assim, trata-se de, no mínimo, um cartão amarelo. Porém, como expliquei, a Coaf-RJ, por si só, orientou os árbitros a não punirem no Campeonato Carioca de 2015. 

De fato, os árbitros vem seguindo essa recomendação. Diversos atletas subiram na escada de segurança pra comemorarem com os torcedores neste Campeonato Carioca. Como o caso do meia do Fluminense, Gérson, na partida contra o Botafogo, o mais recente caso do Gilberto, contra o Flamengo e outros. Porém, há um caso de punição que levanta essa bandeira de bagunça na interpretação. O lateral-direito do Flamengo, Pará, ao marcar seu gol contra o Bangu, pela primeira fase da competição estadual, subiu e foi para os "braços" da galera. Ao voltar à campo, automaticamente, foi punido pelo árbitro com um cartão amarelo. E na súmula, por exemplo, estava explicado da seguinte forma: "Código 6 - Por exceder-se na comemoração de um gol". 

Vamos tentar entender a visão do árbitro agora? Muitos criticam sem antes se pôr no lugar daquele que quase nunca ouve um elogio e quase sempre ouve um xingamento. Se fôssemos árbitros, por exemplo, qual orientação seguir? A da Confederação Nacional da Arbitragem (Conaf), que orienta punir caso o atleta suba na escada, ou da Confederação de Arbitragem do Rio (Coaf-RJ) que pede para não punir? Complicado, né? Se pararmos para pensar rapidamente, perceberemos que de qualquer modo ele estará infringindo alguma orientação. Que sinuca de bico, meu amigo!

Portanto, eu, Arthur Guedes, não condeno o senhor Rodrigo Nunes de Sá por não ter punido e, no caso, expulsado o atacante do Vasco da Gama, Gilberto. Seguiu a orientação da Coaf-RJ, já que está apitando uma partida do Campeonato Carioca. 

Peço, por fim, que nossos cartolas pensem e repensem sobre essas questões. Porque você não pode criar toda essa confusão para um árbitro que, definitivamente, não precisa de mais problemas pra si. O nível atual da arbitragem está terrível, todos metem o "pau" neles (Não no sentido pejorativo, por favor!), e agora essa? Se unam e pensem numa única orientação. Afinal de contas, meu amigo, subir uma escada para comemorar com a torcida não chega nem perto de tantas entradas ríspidas que ocorrem nos gramados e tantas vezes vemos apenas o "juizão" mandar seguir. Portanto, pensem em algo produtivo como este, cartolas, antes que tomemos mais um outro gol da Alemanha...

Um abraço,


Arthur Guedes.
(Facebook: https://www.facebook.com/arthur.guedes.54)
(Twitter: @GuedesLoco)