terça-feira, 9 de outubro de 2012

De frente com Arthur - Milton Leite

Ele é o seu narrador preferido! Com certeza você já deu boas risadas nas narrações dele, ou assistiu um jogo ruim só para ouvir seus famosos bordões. Bom, hoje a entrevista é com você, Milton Leite! #QUEBELEZA!
                                 

1° Milton , uma pergunta que todos gostariam de saber, quem você acha que será o campeão brasileiro desse ano ? Porque ?
Neste momento, acredito ser muito complicado dar esta resposta. Estamos em plena janela de negociações com a Europa, muitos jogadores internacionais chegando sem que se saiba se vão se adaptar. Além do quê, os Jogos Olímpicos tiraram várias jogadores importantes de várias equipes... Não arrisco nem palpite e, em minha opinião, quem faz isso chuta e torce para dar certo.


2° Você, hoje é sem dúvida o melhor narrador esportivo, muito por conta de suas piadas e bordões deixando assim uma narração bem descontraída.De onde surgiu seus bordões ?
Acredito que as brincadeiras funcionam porque eu não me programo para fazê-las. Sou assim no meu dia-a-dia e apenas levo isso para as transmissões. Mas sei extamente quais são os meus limites, sei a diferença entre as brincadeiras nas minhas rodas de amigos e familiares com as transmissões no Sportv ou na Globo. Os bordões seguem a mesma linha. Nenhum deles foi pensado, criado para as tranmissões. Alguns nem são originarinalmente meus. Amigos falavam, muitos eu usava com amigos... Um dia arrisco numa transmissão, percebo que as pessoas gostam e eles ficam.

3° Muitos flamenguistas e brasileiros gostaria de saber, o imperador Adriano , tem jeito ? Merece realmente mais uma chance ?
Na minha opinião, esporte e futebol transformaram-se em um negócio tão gigantesco que não há mais espaço para atitude paternalistas como "fazer aposta", "dar uma chance". As coisas têm que ser tratadas de maneira profissional. Eu, administrador de clube, não contraria um jogador enquanto ele não provasse que pode ser profissional. Vale para o Adriano e para qualquer um. Como a pergunta é específica, eu não contrataria. Dirigente de clube não pode agir como torcedor de arquibancada, mas a maioria age. Nenhum clube parece disposto a ajudar realmente estes atletas, dando um tratamento de saúde que os livre dos problemas que eles têm. Nenhum clube parece interesssado em dar a eles tratamento psicológico, antes de mais nada. E os jogadores também não assumem que têm problemas.

4° Por parte dos torcedores botafoguenses , o pessoal gostaria de saber se o Jobson, com um perfil parecido com o do Adriano, merece mais uma chance tambem ?
Vale a mesma resposta anterior, basta mudar o nome do personagem.

5° Outros comentaristas já deram suas respostas, e você? Qual contratação será mais produtiva ? Seedorf no Botafogo ou Forlán no Internacional ?
Impossível dizer antes deles jogarem. Analisando a carreira de cada um, o Seedorf tecnicamente é muito superior. Mas é bem mais velho. Forlán, inclusive, nunca foi considerado craque, apenas um bom jogador, sempre atuou em times medianos. E aí teve dois anos espetaculares, ganhando a Liga Europa com o A. de Madrid e sendo o melhor da Copa do Mundo (muito em função do desempenho do Uruguai). De lá para cá, não rendeu mais o mesmo. No entanto, o fundamental, acredito é como cada um vai reagir  à estrutura do futebol brasileiro. E aqui não falo de centro de treinamento. Falo de calendário, da estrutura das competições, dos usos e costumes que temos aqui, que são muito diferentes da Europa, à qual eles estão habituados.

6° Muitos gamers, principalmente fifeiros, lembra da sua participação como narrador do jogo FIFA SOCCER.Gostaria de saber, como foi fazer uma narração para um jogo ? E com a participação brasileira de Tiago Leifert e Caio ribeiro no Fifa 13, gostaria de saber também se você ainda pretende voltar e fazer mais uma ?
Foi um trabalho muito interessante, porque muitos adolescentes conheceram o meu trabalho através do vídeo game. O trabalho era muito mais de ator do que de narrador, porque eu tinha que interpretar textos, sem ver imagens, que eram colocadas depois. Tiago e Caio são muito carismáticos e têm tudo para fazer sucesso. Poderia até voltar a fazer, só parei por falta de acerto fnanceiro com a empresa. Se houvesse acordo, ok. Mas não é algo que coloco como meta. Até porque nem sei jogar.

7° Papo polêmico agora, gostaria de saber como você vê hoje o Brasil, dependente de Neymar ? temos um camisa 10 ?
Não acho. Uma seleção brasileira sempre tem um grupo de jogadores acima da média, embora, na minha opinião, estejamos vivendo uma entressafra. Temos um bom time, mas para formar dois já é mais difícil. Neymar tem tudo para ser um fora de série que vai liderar um grupo. Oscar, Leandro Damião, Pato, Ganso têm tudo para ajudar Neymar nesta tarefa. Não acredito em Neymar como camisa 10. Ele é atacante. O 10, sinônimo de armar, é Oscar ou Ganso.

8° Em relação ainda com a seleção Brasileira, o trabalho feito por Mano Menezes tá proveitoso ?
Eu gosto do Mano Menezes, considero que ele esteja muito bem preparado para a função e acho que ele está fazendo o trabalho possível, inclusive porque recebeu um time envelhecido de Dunga, teve que fazer uma renovação forçada e ainda pegou uma geração sem o mesmo número de craques de gerações anteriores. Não é o técnico o nosso maior problema.

9° e pra fecharmos o papo de seleção Brasileira , acha que ganharemos as Olimpíadas ?
Impossível dizer. Tem time para ganhar, mas quem conhece os adversários? Quem disser que conhece estará mentindo. Porque  a maior parte das seleções utiliza atletas que nunca ninguém viu jogar. Dá para dizer, pela qualidade do nosso time titular, que o Brasil está entre os favoritos.

10° E agora sim , para fecharmos com chave de ouro, me conte como foi a sua carreira como narrador, como começou ?
Comecei em jornal, depois trabalhei em rádio, em Jundiaí. Quando já estava com oito anos de profissão, tendo feito praticamente em rádio e jornal no interior, quando fui trabalhar em São Paulo. Trabalhei em economia no Estadão fiz programa de variedades em rádio. E quando estava na Rádio Jovem Pan, fui convidado a participar da equipe que estava instalando o projeto de televisão da Jovem Pan TV. Era apresentador de estúdio antes e no intervalos dos jogos. Um dia o narrador principal ficou sem voz, fui enviado para substituí-lo, os diretores gostaram, não fiquei na função.

E assim encerramos a entrevista! Além de um grande narrador esportivo, uma grande pessoa. Muito obrigado, Milton e Alessandra Menga, sua empresária. Conseguimos esse grande feito, antes da sua viagem par aos jogos Olímpicos de Londres, e mesmo assim me atendeu com muita atenção. É isso ai galera, espero que tenham gostado. Se gostou, diz ai ! Abraços !