quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

O futebol brasileiro é o melhor do mundo?

Essa é uma pergunta que muitas vezes é usada como afirmação.Isso se deve pelas sucessivas conquistas importantes de clubes brasileiros, e a volta de jogadores consagrados com um nome mundialmente conhecido.O futebol brasileiro é sem dúvida um dos mais competitivos mas, será que de fato o futebol brasileiro é o melhor do mundo?


As conquistas e predomínio em campeonatos sul-americanos e Mundiais, como a do São Paulo,Internacional, e mais recentemente do Corinthians sobre grandes clubes da Europa reforçaram essa ideia de sermos/termos o melhor futebol. Porém, alguns argumentos ainda mostram o contrário, como: Técnicos ultrapassados ("Muricys") e qualidade individual. Os clubes brasileiros, que conseguiram o sucesso nos Mundiais, não tirando os méritos da conquista, venceram pelo seu conjunto. Sabiam que eram "inferiores" e se comportaram como. Mas, pela garra e seu conjunto venceram e conquistaram esse importante título.

A volta de "medalhões" para o Brasileirão mostra o nosso crescimento, não só futebolístico mas, econômico. Vemos por exemplo, Seedorf, Forlán, Zé Roberto, Ronaldinho, Gilberto Silva, Dida, e mais recentemente o Lúcio. E com o andar da carroagem, pode pintar o Pato e Robinho no Brasileirão 2013. Sim, isso é maravilhoso e acrescenta muito para o nosso futebol. Mas, deixando de lado a qualidade individual de cada clube, e os técnicos ultrapassados, o nosso maior problema fica fora de campo. Fica nas arquibancadas! Ou melhor, não fica...

Cada vez mais o torcedor prefere ficar em casa e assistir o seu jogo nos "Premieres" da vida, no conforto de sua casa. Tudo bem, em jogos de clássicos, que antigamente eram lindos, hoje pode ser perigoso, mas e o resto do campeonato? Os números mostram isso, e apenas jogos comemorativos e a "estreia" do Ganso foram excessão. Até as "maiores" torcidas, Flamengo e Corinthians, não tiveram as médias tão altas assim. Como podemos ter o melhor futebol do mundo assim? 

Já diziam os mais vividos: " O Brasil é o país do futebol". Será que ainda somos?