quarta-feira, 29 de abril de 2015

Caminho sem volta para o futebol carioca...

Foto da súmula do árbitro de Vasco x Flamengo, João Batista de Arruda
Este é um pedacinho da súmula do senhor João Batista de Arruda, naquela antológica partida entre Vasco e Flamengo onde aconteceram 4 expulsões (Pelo Fla: Anderson Pico e Paulinho; Pelo Vasco: Bernardo e Guiñazu). A partida terminou e um julgamento para as expulsões foi marcado e já realizado.

Porém, antes do julgamento, percebe-se que João Batista de Arruda deixou em evidência os motivos das expulsões. O Paulinho foi expulso por ter feito a falta e, após isso, chutar a bola na direção do Bernardo. O meia cruzmaltino, por sua vez, foi expulso por reagir dando uma peitada no Paulinho. Anderson Pico aplicou um soco no queixo do Bernardo e, por isso, foi expulso. E, por fim, Guiñazu deu um tapa no peito do Pico e acabou recebendo também o cartão vermelho. Algo inimaginável para uma partida de futebol, né? Preste atenção: não estamos tratando de luta, mas de uma partida do Cariocão. Triste!

A pior parte da história chega quando imaginamos que as coisas não poderiam ficar pior. E ficam. A Federação de Futebol do Rio, com o julgamento, mostrou, mais uma vez, que apenas lhe importam favorecer seus aliados e, com isso, o espetáculo e a tradição da competição, para eles, deve ficar de lado. É o que vemos há anos e, principalmente, nesta edição. 

O julgamento ocorreu e os auditores bateram o "martelo": um jogo de suspensão para Anderson Pico (o do soco no queixo) e para Bernardo (o da peitada). E – pasmem – absolvição para Guiñazu (o do tapa no peito) e para Paulinho.

A decisão foi mais patética do que pudéssemos imaginar. Claramente percebe-se que as falas de Fred e Vanderlei Luxemburgo criticando a competição são muito mais graves, para a FERJ, do que uma pancadaria sem limites num clássico. Mais uma vez volto a repetir: o Campeonato Carioca está morrendo nas mãos destes cartolas que visam apenas os interesses. Perdeu-se totalmente o critério, a sanidade e credibilidade. O anteriormente "charmoso" campeonato carioca, hoje, se tornou um descreditado estadual. Triste para os fãs, torcedores e, também, clubes. Triste para todos. Menos para os "senhores" """"inteligentíssimos"""".

Um abraço,

Arthur Guedes.

(Facebook: https://www.facebook.com/arthur.guedes.54)
(Twitter: @GuedesLoco)