domingo, 3 de março de 2013

Merecido!


Uma simples palavra poderia resumir todos ou quase todos os 90 minutos do clássico eletrizante, que foi o Flamengo x Botafogo. Aliás, gostaria de parabenizar todos os 4 grandes por nos proporcionar dois excelentes clássicos. Parabéns! Mas vamos ao jogo...

O Botafogo como bem sabíamos tinha que ter uma postura mais ofensiva, por conta da vantagem do empate do Flamengo, e foi por pelo menos um minuto. Num lance daqueles em que não se explicam, de extrema improvisação, o lateral que ganhou a vaga do vendido Márcio Azevedo, driblou um, dois e três, e chutou no canto do goleiro Felipe. A bola ainda, por capricho, bateu na trave e entrou. Nunca foi tão bom "estrear" com o pé esquerdo, não Júlio Cesar? Flamengo 0 x 1 Botafogo e totais mudanças de postura: Flamengo agora teria de atacar em busca do empate que ainda o favorecia, já o Botafogo teria que marcar e sair nos seus contra-ataques para tentar o segundo. E assim foi o jogo inteiro!

O Botafogo após marcar o gol, pareceu muito centrado no que teria que fazer até o término da partida. Marcou sempre em blocos de 4 jogadores e muitíssimo bem. O Flamengo tinha extrema dificuldade de passar por essa marcação, pois lhe faltava criatividade e armação. Carlos Eduardo ainda mostrou-se totalmente sem ritmo. Elias e Ibson não estavam nada brilhantes e Rafinha não conseguia mostrar o que tinha de melhor: A velocidade. Rafinha acabava escondido e anulado pela marcação, pois não tinha os espaços que somente os contra-ataques o proporciona. Com pouco espaço, o contato prevalecia, mas não ao Rafinha.

O Botafogo marcava sob pressão e conseguia boas bolas através dos chutões do Gonzalez e Wallace. Mas, o Botafogo não limitou-se apenas à marcar e saiu com fortes, rápidos e bons contra-ataques, com o importantíssimo Lodeiro e o correto Rafael Marques. Este que hoje fez a sua segunda boa partida com a camisa do Botafogo. O gol ainda não saiu, mas se seguir jogando bem assim, ele virá com naturalidade. Se a dupla de volantes do Flamengo não estavam bem, a do glorioso estava. Marcelo Mattos parecia não estar tanto tempo sem jogar, e Fellype Gabriel fez excelente partida aplicando bons desarmes e principalmente auxiliando nas saídas de bolas. Hoje, foi muito correto. E o primeiro tempo resumiu-se a isso: Flamengo tentando de tudo para passar pela corretíssima marcação alvinegra, e o Botafogo buscando nos contra-ataques o seu segundo gol.

Totalmente anulado, no primeiros 45 minutos, o Flamengo mudou: Entrou o garoto Rodolfo no lugar do apagadíssimo Carlos Eduardo e Renato Abreu no lugar de Elias. Não sei se foram as substituições, mas o Flamengo pareceu outro, atacando,mesmo que muitas vezes afoitamente, mas conseguiu, de fato, muito mais oportunidades. Mas juntamente com as boas chances do Flamengo, veio a pedra no sapato, o goleiro Jefferson. Foram no mínimo 4 defesas espetaculares!

Como disse, o Flamengo ia tentando afoitamente marcar o seu gol, e recorria muito aos cruzamentos na área, para um ataque baixinho, com exceção do artilheiro Hernane. Este, que mais do que o elenco inteiro do Flamengo, sonhará com o goleiro Jefferson. Ele perdeu duas incríveis chances. Primeiro cabeceando a queima roupa e depois no rebote do Jefferson. Brilhou e muito o goleiro, que para mim, tem que estar nesse elenco da Seleção Brasileira.

Os torcedores flamenguistas, com todo o direito, reclamaram do pênalti não marcado do volante alvinegro, Marcelo Mattos, cujo abriu os braços na área após chute de Rodolfo. Errou? Sim! O árbitro estava um pouco inseguro nas suas decisões, mas o nosso atual nível de árbitros não nos permite que falemos mal deste. Caso o contrário, estaríamos sendo hipócritas! A arbitragem foi fraquíssima? Sim! E lamento por isso, pois em alguns post atrás tento descobrir, sem sucesso, a razão para tantos erros. Uma pena!

O Flamengo, exposto à vários contra-ataques alvinegros, que não ocorriam com tanto freqüência por conta do cansaço, com exceção do Vitinho, lançava-se novamente ao ataque abruptamente. Tentando na base do abafa. Mas, em uma fracassada tentativa do goleiro Felipe de tentar marcar o gol, foi para área e largou a baliza rubro-negra. No contra-ataque, desperdiçado diversas vezes pelo Botafogo anteriormente, após o chutão de Jefferson, ajeitada de cabeça de Gabriel ( outro que jogou muito!) Vitinho chutou no canto e decretou a vitória merecida do Botafogo por 2 a 0. Vencera o time que foi melhor técnica e taticamente falando, e estará na final contra o bom e surpreendente time do Vasco da Gama. O que irá acontecer? Ah, não queira adivinhar e tomar uma bofetada do futebol, meu jovem!

Abraço,

Arthur Guedes.

"O Vasco é o time da virada...

... O vasco é o time do amor."


Ontem conhecemos o primeiro finalista da Taça Guanabara numa partida extremamente SENSACIONAL.Foram duas viradas em uma partida em que um poderia jogar pelo empate. Aliás, foi este mesmo quem venceu e classificou-se.

A partida desde o início, mesmo sem ter saído os gols, honrou o nome, clássico. No primeiro tempo, os times revezavam-se no domínio da partida, com alguns bons lances para ambos.Mais para o Flu, menos para o Vasco.O Fluminense quase marcou com Thiago Neves, que acertou a trave, e com Anderson, que se não fosse pelo incrível reflexo do goleiro cruzmaltino, Alessandro, teria aberto o placar. Já o Vasco não teve tantos lances relevantes no primeiro tempo, com exceção de um bom lance com Carlos Alberto, que fintou, fintou e fintou, mas não chutou.Ainda no primeiro tempo o torcedor tricolor ainda reclamou de um pênalti do goleiro Alessandro sobre o Fred, que na minha opinião, não ocorreu.

Até então, mesmo o Vasco tentando algumas saídas, parecia querer jogar pelo empate. Mas, como disse, até então. No segundo tempo vimos outro Vasco, ou melhor, outra partida. Ah, se todas as partidas tivessem a mesma intensidade desse segundo tempo... Bom, logo de início, num erro de passe de Jean, Carlos Alberto carregou o Vasco para um contra-ataque no 3 x 2, desperdiçado pelo Bernardo, após boa defesa de Cavalieri. Mas, se o gol não saiu nesse lance, foi um déjá vu para o próximo. Após um chutão do Vasco, um bola despretensiosa, mas que o Gum complicou e cabeceou nos pés de Eder Luís, que ignorou a marcação do Anderson e cruzou ( ou seria um passe ? ) para o gol de Bernardo. Vasco 1 x 0 Fluminense.

Aí o que você pensa? " Ah, acabou! Pelo jeito que o Flu tá jogando esse segundo tempo, dá não!". Nunca desista de seu time, meu jovem! Pois num lateral, que foi jogado na área, Rhayner deu um espécie de assistência para Thiago Neves empatar. Vasco 1 x 1 Fluminense. E agora, o que fazer? Defender e segur... Sim, não deu nem tempo do Vasco pensar no que ia fazer, e após bom lance do Carlinhos e boa defesa de Alessandro, a bola sobrou para Nem, chutar no canto e marcar a virada tricolor. Fluminense foi do inferno ao céu.

Agora você, torcedor vascaíno, pensa que acabou. Mas, assim como disse para o amigo tricolor, digo para você, vascaíno: Nunca desista do seu time! E no seu aniversário, a estrela do Gaúcho brilhou, pois ele colocou o meia Dakson e o atacante Romário ( não, não é o baixinho) que resolveram a partida. Dakson cruzou ( ou seria um passe ? ) e Romário apenas empurrou de cabeça para o gol. Explosão do Vasco. Vasco 2 x 2 Fluminense.

Fluminense vai pro tudo ou nada ? Não! Pois o Dedé "Mito", considerado pelos vascaínos, após mais um bom cruzamento, marcara o 3° do Vasco e decretaria ali o primeiro finalista da Taça Guanabara. A partir daí foi um Fluminense tentando com todas as suas forças, mas que não era mais tão forte assim, e um Vasco tocando e gastando o tempo com inteligência. E acabou! Que bofetada na imprensa, cuja nunca acreditou no elenco do Vasco e era o menos cotado para estar nessa final. Parabéns ao Vasco, pela emoção que proporcionou nesse sábado ao seus torcedores, e à mim, que após o término o aplaudi de pé.

Abraço,

Arthur Guedes.