domingo, 24 de março de 2013

Botafogo vence o Madureira, mas não o árbitro...



"Ah, Arthur, não me diga que a arbitragem decidiu mais uma partida..." Não, meu caro. Mas fez umas boas lambanças no quentíssimo jogo em Moça Bonita (que poderia ser tranquilo, senão fora o árbitro).

O Botafogo desde o início da partida dominou, com alguns raros contra-ataques do Madureira que tropeçava na própria falta de qualidade. O alvinegro detinha a maior posse de bola e criava bastante,porém não conseguia boas infiltrações. Esse era o maior problema do Botafogo. E por isso, o jogo tornou-se um pouco chato até os 30 minutos, pois após disso começou a ficar bom...

Aos 30 minutos começou a primeira "confusão" da arbitragem. Seedorf, impedido, acionou Rafael Marques, que dentro da área foi atingido por Fernando: pênalti marcado. Após Seedorf ajeitar e preparar para cobrar, e quase 2 minutos depois, ele voltou atrás e anulou tudo. O árbitro alegou que Seedorf estaria impedido no início da jogada ( que de fato estava). A minha ressalva vai para o bandeira, que no momento que ocorreu o impedimento ele não marcou. O que reforça a minha ideia que a informação do impedimento de Seedorf chegou de um terceiro. Errado? Não. A decisão certa foi tomada mesmo após todo o constrangimento. Mas, fica tranquilo que essa "confusão" não foi a única...

O jogo seguiu, e logo em seguida o Madureira quase marcou com Derley. Este após um bom lançamento e escorregão de Bolívar, fintou o Jefferson, caiu e pediu pênalti. A arbitragem, em contrapartida, marcou falta dele sobre o Bolívar.

Perto do fim, Seedorf cobrou ótima falta lateral e Dória deu uma casquinha na bola e fez. Botafogo 1 x 0 Madureira, e fim do primeiro tempo.

Na volta do intervalo e começo do segundo tempo, parecia estar tudo certo para o Botafogo ser o único grande a vencer na rodada. Parecia... Jean ( ex-Flamengo, Vasco e Fluminense) após bom lançamento e errada linha de impedimento da zaga alvinegra, driblou o Jefferson e empatou o jogo.Mas a alegria do Madureira com o gol duraria pouco. Após bom lance de Lucas e passe para Rafael Marques, o Márcio defendeu, mas a bola sobrou para Seedorf, que bateu no cantinho e virou o jogo para o alvinegro.

O Botafogo a partir daí, manteve bem na vantagem e foi o único grande a vencer na rodada. Segue líder em seu grupo com 6 pontos. No fim Seedorf foi expulso. Porque? Entenda...

O acontecido:

Seedorf iria ser substituído e estava perto da linha lateral quando o juiz em questão pediu/mandou que o holandês saísse pela linha lateral mais próxima. Seedorf argumentou que sairia por onde deve-se sair, em frente aos bancos de reservas. Philip(árbitro) continuava a pedir/mandar veementemente para sair por alí.Seedorf continuou a argumentar e tomou o cartão amarelo.Após o cartão Seedorf gesticulou para ele acrescentar o tempo nos acréscimos e saiu rapidamente por onde disse que sairia. Os jogadores do Madureira colocaram uma pressão nele, e o árbitro mostrou o cartão vermelho para Seedorf.

O/Os erros:

Primeiramente: O Seedorf pediu e argumentou para sair rapidamente pelo local correto por onde deve-se sair. No entanto o árbitro pediu para que ele saísse por um lado mais perto (onde poderia ter rolado o bom senso de Seedorf.),que posteriormente rolaria sim. Seedorf argumentou que sairia rapidamente( e não andando para gastar o tempo) como, de fato, saiu e o árbitro erroneamente mostrou os cartões amarelo e vermelho.

Houve também um erro de informações, que através do acerto delas, a expulsão deverá ser repensada. Seedorf iria ser substituído sim, porém Cidinho lesionou-se no lance anterior e a substituição foi alterada. Nem Seedorf, e muitos menos o árbitro perceberam isso, e deu no que deu.

Solução:

A expulsão TEM de ser revista e voltada atrás. Seedorf, como bem sabemos, não era o cara a ser substituído, portanto tudo o que aconteceu foi por conta da sua suposta substituição. Logo, se ele não foi substituído, não era para ter saído, e não era para ter tomado os cartões. Assim como aconteceu no pênalti, tem de ser revista e cancelada essa expulsão.

Fim de carreira? Profissionalização é a solução!

O pessoal tem pedido veementemente o fim da carreira desse árbitro. Porém não concordo. O árbitro, mesmo após todo o constrangimento, acertou em voltar atrás no pênalti. Quem errou foi o bandeira, que não marcou o impedimento de Seedorf no momento que ocorreu. Quanto a expulsão, como disse, houve acima de tudo um erro de informações, que não deveria acontecer, mas aconteceu! O árbitro errou no preciosismo em pedir/mandar o Seedorf sair pelo lado mais próximos de ambos, e não pelo lado correto. E errou posteriormente em expulsá-lo, em uma suposta atitude de contrariá-lo.

Mesmo após esse erro, a melhor solução não é decretar um fim a carreira do árbitro. A melhor solução é PROFISSIONALIZAR os árbitros! E isso todos nós já vínhamos pedindo.O maior problema é a falta de profissionalização dos árbitros. Amanhã, este mesmo árbitro trabalhará em sua outra profissão, ou melhor, trabalhará em sua única profissão, pois esta de árbitro, como a FERJ insisti em deixar, parece ser apenas um hobby .

Forte abraço,

Arthur Guedes.

Descomprometimento!



Tricolores e flamenguistas, vocês sabem o porquê do empate de seus clubes? Seria elenco fraco? Não! Falta de sorte? Talvez ( mas não é o principal motivo). Eu diria que é falta de comprometimento com o "falido" Carioca. Vejo cada vez mais nos jogadores dos clubes grandes do Rio que dão pouco valor para os jogos contra os pequenos. Muitas vezes vence? Claro, mas já percebeu que eles apertam para fazer o placar e depois começam a fazer corpo mole e deixar o tempo passar? Isso é descomprometimento!

Algumas vezes, como por exemplo nesses dois empates, os clubes apertam, mas acabam não conseguindo vencer e,tropeçam. A verdade é uma só: eles jogam sem fazer força pensando que a vitória virá na certa, seja no primeiro ou no segundo tempo. Eles estão é pouco se importando. E isso reflete nas arquibancadas!

Se o time utilizasse de toda a sua superioridade para com pequeno, como aquele Santos de Neymar, André e Robinho que aplicavam 9, 10 gols, sem dúvida, veríamos uma arquibancada MUITO mais cheia.Torcedor gosta de ver gols, gosta de ver seu time jogando e encantando, e não pagar para ver 50% da capacidade de seu time. Mas os atletas dos grandes do Rio querem fazer apenas o suficiente, que muitas vezes não é o suficiente.

Me explique o porquê de vermos clássicos tão frios nas fases de grupos, e nas finais vermos um clássico totalmente diferente? Têm outro valor porque? Por conta da vaga? E a história de que clássico é clássico e vice-versa? Morreu? Estamos perdendo a essência, galera, e não é a primeira vez que digo isso. Isso precisa mudar! Mas para que isso mude, outras coisas precisam mudar: calendário e a forma da competição. Mas, pedir para que eles joguem tudo o que sabem (100%), e que a Federação faça essas mudanças seria pedir demais, não?

Forte abraço,

Arthur Guedes.