terça-feira, 19 de março de 2013

O Flamengo de Jorginho


Como bem sabemos, após a "estranha" demissão do Dorival Júnior, Jorginho foi nomeado o novo treinador do Flamengo. Alguns dizem que o próprio Jorginho não é unanimidade, pois os engravatados do Flamengo queriam mesmo o Mano Menezes, mas para a torcida foi, sem dúvida, unânime. Já jogou e foi campeão pelo Flamengo e por isso o torcedor se identifica.

Sobre a estranha demissão do Dorival, eu concordo com a diretoria do Flamengo em partes. Concordo com a demissão com relação ao salário, tendo em vista que essa nova diretoria precisa fazer cortes pois o Flamengo passa por uma reestruturação financeira após inúmeras besteiras feitas pela ex-presidente, Patrícia Amorim. Quanto ao trabalho feito pelo Dorival Júnior, não tenho críticas. Ele tinha perdido importantes peças no seu elenco, e chegaram outras boas, que ainda estão buscando a sua melhor forma física, como por exemplo, o Carlos Eduardo e Elias. Mas, como o próprio torcedor flamenguista diz: é passado. Portanto, agora é pensar no Jorginho.

O Jorginho no seu primeiro treino montou sua equipe no 4-2-3-1 com: Felipe, Léo Moura, Wallace, Renato Santos e João Paulo; Elias, Renato Abreu, Rafinha, Carlos Eduardo e Nixon; Hernane. Essa deverá ser a equipe base, acrescentando apenas as entradas de Cáceres e Gonzalez, que estão nas suas respectivas seleções.

Quanto à equipe, o Flamengo ainda precisa contratar um bom centro-avante e dois laterais. A fase do Hernane foi boa enquanto durou né, torcedor flamenguista? Com todo o respeito, mas o Hernane não passa de um centro-avante abaixo da média, grosso (sem nenhuma habilidade) que viveu boa fase na Taça Guanabara, que sem dúvida nenhuma, não é parâmetro para nada. Quanto aos laterais, Léo Moura já não aguenta mais o tranco de apoiar e defender com aquela intensidade de antes. Mesmo ele sendo o titular, precisa no mínimo chegar um bom reserva. Já do lado esquerdo, o João Paulo não passa de um mediano lateral e precisa de um bom reserva que possa fazer uma sobra nele, para fazê-lo jogar mais do que provavelmente saiba. Afinal de contas, essa competição dentro do elenco por vaga é sempre boa para o treinador.

Dentro da equipe base, mesmo não achando o Cáceres um craque de bola, têm de ser o titular ao lado do Elias. O Renato Abreu não têm mais condições de ser o titular. Será um bom reserva. Ele não têm mais condições e vitalidade de subir para apoiar/atacar e ainda voltar para marcar. Será um bom reserva.

E já de início aplaudo a volta do meia Nixon. Ele juntamente com o Rafinha darão novamente a velocidade que a equipe perdeu quando o Dorival Júnior colocou o Carlos Eduardo pela ponta. O Flamengo na teoria, sem a bola ficará num 4-2-3-1, e com a bola num 4-3-3, com Nixon e Rafinha bem avançados. Esses dois jogadores serão os trunfos de Jorginho. Portanto, boa Jorginho.

Quanto ao resto não tenho muito o que dizer. O Jorginho chegou com algumas boas mudanças, em relação ao Dorival, mas o estilo deverá ser parecido, com um forte contra-ataque e  forte pressão nas saídas de bolas adversária. É um recomeço para uma equipe que quer recomeçar à ganhar grandes títulos novamente.

Forte abraço,

Arthur Guedes.