quinta-feira, 12 de setembro de 2013

O 1° pelotão


Cruzeiro, Botafogo e Grêmio formam, hoje, o pelotão que ainda não havíamos visto neste campeonato brasileiro. Eles começam à dispersar, ainda que seja por alguns pontos, do "resto". Se formos pegar o 4° colocado, que é o Atlético-PR, veremos que este está a 8 pontos do líder Cruzeiro. Sei que alguns perguntarão o porquê de eu não incluir o Atlético-PR nesse pelotão, não é? Eu vou lhes explicar...

Se pegarmos a tabela nesse momento, veremos que o Atlético-PR está apenas 2 pontos atrás do 3° colocado, Grêmio. Ou seja, poderia ser incluído nesse 1° pelotão, afinal é uma desvantagem bem pequena, tratando-se de um campeonato de pontos corridos, correto? Errado, meu caro. Eu não destaquei os três primeiros colocados apenas pela pontuação. Os destaquei pela forma com que vem jogando. Todos jogam da forma com que um campeonato de pontos corridos pede: sem margem para "bobeiras" ou tropeços.

É inegável que o Atlético-PR vem surpreendendo todo mundo, afinal que levante a mão quem apostava que o clube estaria no G-4 após 20 rodadas. O time tá bem armado, jogando redondinho, contando com a excelente e iluminada fase do Ederson, mas não acredito que mantenha o ritmo que esse 1° pelotão manterá.

Agora eu ouvirei a seguinte pergunta: "E quanto à Corinthians e Internacional, Arthur? Não entram nesse pelotão?". Meu caro, os times desse pelotão estão lá por terem bons times/elenco, com exceção do alvinegro, que se compararmos ao início do ano, se enfraqueceu em relação a elenco, e por tropeçarem o mínimo possível. E por esse motivo não incluo Corinthians e Internacional, a princípio, nesse pelotão.

Tanto o clube paulista, quanto o clube do sul possuem grandes elencos. E me refiro em relação a quantidade e qualidade. Entretanto, ambos também tem tropeçado por demais nesse campeonato, que é um dos mais disputados do mundo. E por mais que você tenha um baita elenco, se os tropeços se tornarem costumeiros, não há como brigar pelo título desse campeonato. Do Brasileirão, ao menos, não tem como.

Do Internacional para baixo, não consigo enxergar clubes que consigam "colar" nesse 1° pelotão. Não nesse momento.

Voltando aos integrantes do pelotão, muitos se perguntam o que os três possuem em comum. É fácil responder, meu irmão. Os três possuem a consistência, o futebol e a sorte. Afinal, quem é que não gosta de contar um pouquinho que seja com a sorte, não?

E você, meu caro? Concorda ou discorda?

Grande abraço,

Arthur Guedes.