quinta-feira, 16 de maio de 2013

Nilton dos Santos, parabéns por tudo!

Foto: Divulgação
Nilton dos Santos, um gênio dentro e fora de campo. O melhor lateral-esquerdo do Mundo. O 'cara' que jogou apenas por duas estrelas: a solitária e a de milhões. Ah, o Nilton Santos... Por ele eu poderia apenas escrever adjetivos. Hoje a enciclopédia do futebol faz 88 anos. Parabéns, Nilton Santos!

O homem que é elogiado por todos, sem exceção. O 'rapaz' que dá um banho de categoria nos "zagueiros" de hoje. Este 'rapaz' cujo nunca precisou dar chutões para frente ou jogar a bola para a lateral quando a "pressão" chegava até ele. O 'rapaz' que sempre resolveu os problemas da grande área. O 'rapaz' que resolvia encantando. Senhoras e senhores, este é o Nilton Santos!

Uns dizem Garrincha, outros Zagallo. É indiscutível que o Botafogo de Futebol e Regatas deteve/detém inúmeros ídolos e gênios da bola e, claro, que Garrincha e Zagallo estão no topo. Mas, se me permite, caso tenha que colocar um 'cara' como o líder, este seria o Nilton Santos, o maior ídolo do Botafogo. Aquele que nasceu no alvinegro e nunca o abandonou. Ah, não me diga que ele o abandonou para a seleção brasileira, pois aquilo não foi um abandono, mas sim um empréstimo irrecusável.

Ah, como eu gostaria de ter nascido um bocado antes para poder assistir constantemente este senhor. Sim, eu, assim como muitos outros, só pude assisti-lo via internet em raras gravações. É realmente uma pena, pois todos ( e quando digo todos, me refiro ao Mundo inteiro) deveria ter tido essa sorte de poder assisti-lo "desfilar" nos campos. O meu avô foi um desses privilegiados, e ele conheceu senão todos os jogadores do Botafogo daquela época, quase. As histórias passadas por ele são sensacionais, muitas delas referentes à esse 'senhor'.  A vida de "futebolista" naquela época era outra, e em comparação a de hoje, é uma drástica mudança.

Antigamente um jogador, como por exemplo,este aniversariante, lutou para comprar um fusca. Hoje, com um mês de salário, um jogador do escalão parecido com a do Nilton Santos, compraria uma rua inteira. Sim, digo parecido com a do Nilton, pois igual à ele não existirá nenhum mais. Hoje vivemos a fase de um futebol movido por dinheiro, e não por amor. A safra dos jogadores que jogam por amor acabou, assim como a safra de bom futebol.

É por essas e outras, que jogadores como o Nilton Santos deveriam ser homenageados todos os dias. Sim, não seria nada chato. Chato é você acompanhar, e muitas vezes, idolatrar jogadores que pouco ligam para o seu clube. Chato é você ver um jogador beijar o escudo do seu clube, e meses depois beijar o outro. Chato é você ter que procurar na seleção e depositar as esperanças em apenas um craque, quando tínhamos 11. Isso tudo é chato.

Nilton dos Santos não entrou para a história agora, ou tampouco há alguns anos atrás. Nilton Santos entrou para a história desde 16 de maio de 1925, quando nascera a canhota mais encantadora de todos os tempos.  Hoje vemos este mesmo 'senhor' que encantou o Mundo, passar por uma fase de saúde não tão boa quanto o seu futebol. Mas fica tranquilo, Niltão, Deus, assim como a estrela solitária, sempre olhará por todos os botafoguenses, e você é um, quiçá o maior deles. Portanto eles estão olhando por você, para que possa ter mais uns 200 anos, afinal uma enciclopédia tem sempre de estar viva para ensinar, não é?

FELIZ ANIVERSÁRIO E OBRIGADO POR TUDO, NILTON SANTOS!

Grande abraço,

Arthur Guedes.