terça-feira, 15 de outubro de 2013

Valeu por dois


Não valeu pelo espetáculo - até porque ele não existiu - , por ter acordado cedo, nem pelos gols, que não foram golaços. Valeu por dois: Dedé e Maxwell.

A seleção brasileira jogou o primeiro tempo de forma dominante, como era o esperado, mas foi lento e, com exceção do Neymar, não jogou de verdade. E por falar em Neymar, como ele é craque, meu camarada. Joga muito! Partiu para dentro dos africanos o jogo inteiro, sem medo algum de pancadas e afins. Ele foi o destaque da partida fazendo excelentes enfiadas e lançamentos, e arrancadas impressionantes. Mais uma vez, o dono da seleção.

Mas como a seleção não é composta apenas por "Neymares", os demais deixaram a desejar. Lucas e Alexandre Pato receberam mais uma chance para mostrarem que são mais que nomes e promessas. Novamente ambos desperdiçaram essa chance e, pra mim, um desses dois não vai para a Copa. O Lucas, até por conta da sua posição, hoje ocupada pelo Hulk, ainda tem chance. O Hulk não é unanimidade e gostaria de ver o Lucas, ao menos, no banco. Já o Alexandre Pato não dá. Ele foi mais uma vez convocado pelo nome que têm e pelo o que nós sempre esperamos dele. Podia ter aproveitado e nos mostrado que o Felipão estava certo em confiar nisso. Mas não. Tropeçou na bola, literalmente. E assim vos faço a pergunta: até quando vamos confiar em nomes ao invés de futebol?

Na segunda etapa a postura mudou. A cara do Felipão apareceu definitivamente. Víamos a pressão na saída de bola do adversário tão característico dessa seleção. E mais, começamos a ver chutes para o gol. E foi assim que saiu o gol de Oscar, o primeiro da seleção. Claro, contou um pouco com a sorte, mas só se pode contar com ela, caso você arrisque. E foi essa postura que mudou do primeiro para o segundo tempo.

Minutos depois, após cobrança de falta de Neymar, Dedé marcou de cabeça. Um verdadeiro prêmio para aquele que tanto merece e quero ver na Copa do Mundo. Um baita zagueiro, que viveu fases distintas no Vasco, e hoje reencontra seu melhor futebol no líder, Cruzeiro. Essa partida valeu por você, Dedé.

Assim como Dedé, Maxwell me agradou bastante na lateral-esquerda. Apareceu bem no ataque, e não comprometeu na defesa. Eu sei que o adversário pouco agrediu ofensivamente, entretanto, o Daniel Alves nos comprometeu bastante mesmo assim. Portanto, Maxwell mostrou que pode ser o reserva imediato do Marcelo e, quiçá, posteriormente, ser o dono da camisa 6.  Essa partida valeu por você também, Maxwell.

Só para fechar, gostaria de fazer duas rápidas observações: o garoto Bernard vai pra Copa sendo o reserva imediato do Neymar. Têm futebol e estrela. O outro ponto é com relação ao Lucas Leiva. Foi seguro nos dois amistosos, mas eu ainda quero ver mais dele. Enfrentou ataques fracos, tecnicamente falando. Não estou menosprezando suas atuações, apenas quero ver mais.

Por fim, esse amistoso, que pra muitos pode não valer nada, valeu por dois.

Grande abraço,

Arthur Guedes.