quinta-feira, 19 de setembro de 2013

O campeonato acabou? Só para os "entendedores"...


Antes da partida muito se falava em decisão e final. Balela, meu caro. Se você foi um dos que falou isso, espero que esteja arrependido. Caso o contrário, você não entende nada de campeonato brasileiro, muito menos de pontos corridos.

Ontem nós vimos a partida do campeonato. A partida que esperávamos no ano: aquela grande disputa. Dois times brigando pela liderança, o Cruzeiro com uma pequena vantagem, que poderia ser bem diminuída pelo Botafogo, principal concorrente. Ou, pelo contrário, ser bem alargada em caso de vitória do Cruzeiro. Essa foi a importância da partida de ontem. Nada de final.

Porém, ainda sim eu ouvirei: "Arthur, então você quer me dizer que o campeonato ainda está em aberto mesmo o Cruzeiro abrindo 7 pontos na frente?".

Sim, meu caro. Ainda temos 16 rodadas pela frente. Não estou tirando o título, muito menos os méritos do Cruzeiro. É líder por jogar um futebol rápido, ofensivo, bonito e objetivo. Merece estar aonde está, e ter a "gordurinha" que tem. Entretanto, também não dou o título à eles. Como disse, temos muitas rodadas ainda, e se você acompanha, um pouquinho que seja, de campeonato brasileiro e pontos corridos, você irá concordar comigo.

Muitos "entendedores" colocam um muro imenso de diferença técnica entre Cruzeiro e Botafogo. Eu, sinceramente, não vejo tanta diferença assim. Vejo o Cruzeiro com mais elenco, mais peças de qualidade no banco de reservas, que, possivelmente, podem mudar o rumo de uma partida. No caso do alvinegro, isso tem faltado um pouco. O elenco não é tão rico em peças. Agora, diferença em relação ao futebol, é praticamente nenhuma. Ambos apresentam hoje o melhor futebol do país, e se o Cruzeiro leva alguma vantagem, é somente com relação ao elenco.

Após você ler este texto ainda sim você me pergunta: "Arthur, o que você quer dizer com tudo isso?"

Eu quero dizer três coisas. Primeiro, para você, torcedor alvinegro: Não desista do seu time. O campeonato está em aberto, e em outros anos já vi vantagens maiores caírem. Continue apoiando, que ainda temos muito campeonato.

E agora para você, torcedor cruzeirense, aplauda! Aplauda esse time que está jogando o fino da bola. Apoie, empurre, confie. Vocês possuem uma considerável vantagem, que pode ser tirada ou não. Irá depender de vocês próprios.

O último recado é para todos. Pensa um pouquinho e larga mão de ser um "entendedor".

Grande abraço,

Arthur Guedes.