quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Falta um 9



A tão sonhada Copa do Mundo em casa começa em Junho. Três nomes em Fevereiro e a maioria em Maio. A nossa seleção possui dúvidas sobre o goleiro, lateral direita e a posição ocupada pelo Luiz Gustavo.Mas algo deve tirar o sono do nosso treinador Luiz Felipe Scolari. E o nosso 9? A dúvida sobre sua condição física não é só no Brasil.
Se o Fred abrir o bico? Jô, Leandro Damião, Alexandre Pato, Luís Fabiano, Hernane, Walter, Allan Kardec, Adriano, Paulo Henrique, Arthur Guedes…Esses nomes são lembrados mas todos sumariamente questionados. Uma crise!
Não pegamos no pé deles por ter Pelé, Jair, Romário, Ronaldo, Reinaldo e outros. É porque em comparação a outras seleções estamos bem atrás nesse quesito. Vide exemplos: Aguero, Messi, Higuain e Tevez (esnobado pelo Sabella), Falcão Garcia, Ibrahimovic, Lewandowski, Luizito Suárez, Cavani, Balotelli, Rooney e Cristiano Ronaldo.
Espalhados pelo planeta, mais fixos, como Lewandowski, ou mais baixos como Suárez, todas as seleções possuem um 9. Até mais de um. Mas as outras também tem problemas. A Argentina não tem um goleiro de excelência desde Goycochea. A Espanha sofre com Arbeloa. Montolivo, Candreva e Marchisio na Itália não possuem a qualidade de outrora. Na Alemanha utilizam naturalizados há um bom tempo (Asamoah, Odonkor, Boateng, Cacau).
Em 1994 fomos campeões mundiais com Zinho e Mazinho que não eram unânimes em suas posições. Zé Carlos, aquele que imitava galinha na concentração era bom reserva pro Cafu em 1998?
O que me deixa mais grilado é que o nosso futebol, supostamente ofensivo, produzir poucos atacantes no momento. Isso é um alerta. Será que o problema é na base? Dos jovens jogadores supervalorizados e que possuem multa rescisória altíssima? É no mínimo estranho.
Se o Brasil tem problemas os outros também tem. Não somos os melhores disparados, mas também não vejo motivo para pisotear nosso futebol pela ausência de peças sendo que os outros têm os mesmos problemas.
Grande abraço,

Paulo Henrique.

Contato:
Facebook: https://www.facebook.com/henrique.nascimento.50702769?ref=ts&fref=ts
Twitter: @phnascci