sexta-feira, 5 de abril de 2013

Taça Confusão da América...


Há muito tempo a Taça Libertadores da América deixou ou tem de deixar de ser chamada assim. Confusões são cada vez mais constantes, e engana-se quem pensa que são apenas meras confusões de jogo. Muitas das vezes ultrapassa e muito o "limite das quatro linhas", como foi no caso do menino boliviano, e mais recentemente, no jogo entre Atlético-MG e Arsenal de Sarandí.

O acontecido:

Após o término da partida (quente, por sinal), os jogadores do Arsenal de Sarandí foram cercar os árbitros em busca de explicações, porém os policiais(corretamente) cercaram e isolaram os árbitros dos jogadores. Depois de algumas trocas de palavras, os jogadores argentinos partiram para cima dos policiais, agredindo-os.Após isso, aconteceu uma lamentável confusão/briga generalizada entre os policiais e jogadores do time argentino.

A multa:

Após todo esse incidente, os jogadores argentinos foram detidos e foram encaminhados para a delegacia. Lá, com a presença de uma juíza, foi determinado que o clube argentino teria de pagar duas multas. Uma indenização para o jornalista que acabou sendo atingido por uma cadeira. E outra para o Ministério Público, cerca de R$26 mil. O Atlético-MG ainda teve de emprestar certa parte da quantia, pois o clube argentino não detinha todo o dinheiro que precisava.

Declarações:

O secretário geral da Conmebol, José Luis Meiszner, criticou duramente a ação dos policiais:

- "O que a polícia do Brasil fez ontem à noite aos jogadores do Arsenal-ARG é imperdoável e incompreensível, não se pode repetir" - afirmou.

Os policiais declararam, por sua vez, que apenas se defenderam das agressões feitas pelos jogadores do time argentino.

O que tirar disso tudo?

Será mesmo que dá pra tirar algo? Após ver repetidas vezes o vídeo da confusão, deu para perceber que a declaração dos policiais está correta. Os jogadores do Arsenal de Sarandí começaram dando pontapés e empurrões no policiais que estavam ali apenas para proteger os árbitros. Talvez desse para evitar toda essa confusão, caso os policiais não revidassem as agressões. Talvez aí possa estar o erro dos policiais. Mas não há como culpar os policiais, que estavam na deles apenas fazendo o seu trabalho até serem agredidos, e livrar a culpa dos jogadores, que primeiramente não tinha nada que argumentar/discutir com o árbitro após o término da partida. Os jogadores foram,sim, os maiores culpados. Portanto, como disse, se houve um erro dos policiais, foi o revidamento.

 Mas, agora lhe pergunto: até quando veremos essas cenas ridículas? Até quando acontecerão essas confusões e os sujeitos ainda sairão impunes? Até quando, Conmebol?

Forte abraço,

Arthur Guedes.