quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Ah, a vontade...

Foto: André Durão / Globoesporte.com
Sentimos a presença dela até mesmo quando ela não está presente. Ontem, o alvinegro sentiu a presença dela. Mas não com eles. A vontade estava com o Flamengo, meu amigo. E a vaga também!

Não foi o Maracanã, nem os dois times, muito menos os 4 gols. O que, de fato, marcou a partida foi o antagonismo entre ambos os times na questão vontade. O time que venceu, venceu por ter, desde o início, almejado vencer. A torcida teve a sua importância? Claro que sim. Mas não foi ela quem classificou o Flamengo ontem. 

O rubro-negro desde o início da partida mostrou o que queria. Era objetivo, rápido e conciso. O elenco do Flamengo não é nenhuma 8° maravilha do Mundo. Sabemos que há limitações. Mas você conseguiu reparar nessas limitações ontem? Salvo os erros consecutivos do único que não conseguiu acompanhar a boa atuação do equipe, Carlos Eduardo, eu não vi as tais limitações, que sabemos que existe. Sabe o por que, meu camarada? Porque a tal vontade estava com o Flamengo!

O alvinegro, diferentemente do Flamengo, jogou de forma fria, monótona e se mostrou mais uma vez um time sem jogada. Durante os 90 minutos não consegui identificar uma jogada alvinegra. O Botafogo, há tempos, joga na base do "se der certo, deu". E assim, meu amigo, não se ganha jogo. E mais: tá na hora de parar com aqueles toquinhos "bonitinhos" e displicentes em momentos que é preciso buscar o gol. O Botafogo está, mais do que nunca, um time politicamente correto. Tá faltando ao alvinegro um bico em meio a tantos passes, uma marra, um líder falastrão. Tá faltando, Botafogo!

Paulinho e André Santos jogaram muitíssimo bem ontem. E o coitado do Gilberto tem de concordar comigo. Este, sem cobertura, por vezes, sofreu demais. Entretanto, mesmo errando bastante na marcação, o Gilberto não foi o "culpado". O Oswaldo de Oliveira errou ao deixá-lo na partida até o fim. Desde o início o lateral alvinegro já começava à levar a pior no confronto contra o Paulinho. Era para ter feito algo. Mas não estou o colocando como culpado da derrota. A culpa da derrota alvinegra, como já reforcei outras vezes, está na vontade. Ou melhor, na falta dela.

Mas, há de se destacar as atuações de Jefferson e Bolívar, os únicos que tentaram, de fato, algo. Se um pouco de vontade ainda existira naquele time alvinegro, ela estava presente nesses dois.

Por fim, mais do que 4 gols, o Botafogo tomou uma surra da vontade que, quando presente, move o Mundo. O Flamengo está na semi-final da Copa do Brasil merecidamente. Já o alvinegro, é bom abrir os olhos no Brasileirão se, de fato, quer ir à Libertadores ano que vem. 

Grande abraço,

Arthur Guedes.