sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Galatasaray com Drogba e Sneijder. Como?

 Quem não se espantou quando ficou sabendo que Drogba e Sneijder assinaram com o Galatasaray? Exato, todos nós. Mas,sinceramente, não deveríamos, pois no futebol atual o que faz trazer jogadores "tops" não é simplesmente o dinheiro, mas sim todo o marketing que será feito sobre ele, ainda mais quando falamos em Galatasaray. Quem nunca ouviu falar em um dos maiores clássicos do Mundo: Galatasaray x Fenerbahçe? Exato, todos nós!

Esse clássico é considerado um dos maiores do Mundo por conta da paixão de seus torcedores, que são também considerados como um dos mais apaixonados desse planeta. E com um poderio desse, seria extremamente oportuno explorar esse ponto forte. E é aí que atua o marketing! Recentemente o presidente do Galatasaray,Ünal Aysal, falou em entrevista ao GLOBOESPORTE.COM, à respeito dessa paixão dos torcedores, e como ele deveria utilizar esse "força".

"Com mais de 20 milhões de fãs na Turquia e mais de cinco milhões ao redor da Europa, o potencial de receita do Galatasaray é enorme. Você começa com o básico. Quanto crédito eu uso? Qual é a taxa? Estou terceirizando o que não deve ser terceirizado e fazendo o que deve ser terceirizado? Só para dar um exemplo, estamos vendendo nossos ingressos através de operações online desde o início do ano e economizando mais de US$ 7 milhões (R$ 13,7 milhões). Não estamos gastando demais com transferências. Sneijder e Drogba são nomes muito importantes, mas vamos nos beneficiar de suas participações. Pela primeira vez na história nosso departamento de marketing está trazendo benefícios."
 
- Estamos tentando criar uma cultura e um entendimendo de que o marketing é nossa prioridade número um. Nosso slogan é: Tudo é relacionado ao marketing, e o marketing é relacionado a tudo - completou Aysal.

E há como discordar? Hoje o ponto forte é o marketing, e muitas contratações para o futebol brasileiro vieram através dela. A volta de medalhões como, Ronaldo,Ronaldinho,Robinho(por empréstimo) e a vinda de craques europeus, Seedorf e Fórlan, retratam isso. O salário destes não são pagos integralmente pelo clube, e esses "personagens" geram receitas incríveis para o clube. Seja com propagandas, camisas, bonecos e etc. Fato é que, Aysal está corretíssimo, não só por contratar craques como estes, mas por já estar adaptado ao "novo" futebol.

O futebol turco, assim como muitos outros, que eram considerados "bobos" estão crescendo e evoluíram. Há algum tempo atrás a Seleção Turca perdia de goleada para Seleções "tops", e hoje contam com Sneijder e Drogba em seu campeonato. Não há como esquecermos também do Besiktas, que vem aproveitando essa onda turca. Hugo Almeida,Simão Sabrosa e Fernandez são umas das "estrelas" do time.

É importante ressaltar também, que o Galatasaray está na segunda fase da Champions League, onde enfrentará o Schalke 04. Ainda há alguém que discorde de Aysal? E você, concorda?