domingo, 16 de fevereiro de 2014

Verdades


As verdades deveriam ser sempre ditas. Deveríamos viver num país honesto e ter uma sociedade consciente. Deveria ser tudo certo sempre, não é? Mas isso não passa de uma utopia de um garoto que acabara de entrar na vida.

Na verdade, as verdades são muito mais acobertadas do que ditas. O motivo varia de mal caratismo à favorecimento pessoal ou conjunto. E essa própria verdade uma vez acobertada, um dia será descoberta. Mas antes que você me pergunte aonde eu quero chegar, já lhe digo: Por que nós fingimos não saber a verdade quando, na verdade, sabemos?

Exemplo mais claro e qual eu quero citar, é no futebol. Ano passado - felizmente para o nosso futebol - foi-se criado um movimento que visava melhoras para os jogadores, que foi chamado, predestinadamente, de Bom Senso F.C. O movimento, dentre todas as melhorias, visava a melhora do calendário, que até pouco tempo, era pífio. O Bom Senso era liderado por alguns jogadores, como o Alex (meia do Coritiba), Seedorf (ex-meia do Botafogo e hoje treinador do Milan), o Paulo André (ex-zagueiro do Corinthians) e outros. Como sabemos, o movimento nunca agradou, de fato, a CBF e as outras organizações. As manifestações, principalmente, dentro de campo dos atletas, sempre o irritavam. E mesmo quando a CBF cedia alguns pedidos do movimento, era notável o contragosto. Mesmo assim o movimento ganhava cada vez mais força. Até que alguns líderes foram indo embora, como no caso do Seedorf e, agora, do zagueiro Paulo André.

A saída do zagueiro do Corinthians foi bastante intrigante e polêmica. Não entrarei no mérito de dizer que "jogaram" ele para a China para o movimento perder força, mas que a sua saída foi conturbada, foi. E após as seguidas saídas de alguns líderes desse movimento, o Bom Senso F.C vai, a cada dia, perdendo força e sendo esquecido. Quiçá as conquistas conseguidas com muita luta pelos antigos líderes, permaneça. Sinceramente, estou torcendo para que o "pessoa lá de cima" não consiga derrubar este movimento. Mas, parece ser inevitável...

Outra verdade, que está estampada em nossos rostos é com relação a arbitragem. Há tempos que discutimos vários erros bisonhos e nada é feito. Uns erros geram discussões de até uma semana. Entretanto, logo depois é esquecida. E só é lembrada novamente quando este mesmo erro volta à tona. O último erro foi de hoje, no clássico entre Vasco e Flamengo. O meia Douglas cobrou a falta e a bola entrou. O auxiliar, que estava de frente pro gol e na linha da meta, não enxergou e ficou mudo. O árbitro e o bandeira, sinceramente, não estavam na melhor posição para enxergar. Mas o auxiliar estava em totais condições para fazer o seu único trabalho: auxiliar o árbitro.

O antigo TRIO de arbitragem, hoje, se tornou SEXTETO. E eu vos pergunto: algo mudou? Não. Ah, na verdade sim. Hoje existem pessoas que ganham sem trabalhar. Os auxiliares estão ali de enfeite apenas. Eu sei que os árbitros são seres humanos e, consequentemente, são passíveis a erros. Em momento algum eu disse que o árbitro não possa errar. Eu, você e todos os outros erramos. Mas a minha indignação é com relação a não introdução da tecnologia para impedir erros bisonhos como estes. Sinceramente, há pessoas "lá em cima" que querem ver erros bisonhos acontecerem. E, por isso, eu digo que os maiores incompetentes não são os árbitros que erram, mas aqueles que impedem a introdução da tecnologia, que já é usada em outros esportes.

Nós sabemos de tudo isso, que acabei de vos contar. Sabemos da verdade. Mas por que fingimos não saber? Por quê?

Grande abraço,

Arthur Guedes.