domingo, 24 de fevereiro de 2013

Entre cochilos e despertares...



Entre cochilos e despertares o Botafogo se classifica para a semi-final da Taça Guanabara, após o empate em 2 a 2 com o Boavista. Aliás, esses foram os maiores adjetivos do Botafogo nesse seu início de ano: Cochila no início e durante as partidas, e de repente desperta conseguindo boas viradas. Mas nem sempre...

Se o Carioca, considerado por muitos chato, tivesse essa última rodada como base para todas outras, sem dúvida, estes que falam mal do campeonato, não falariam mais. Na última rodada da fase de grupos da Taça Guanaraba, pequenos como Madureira e Boavista poderiam tirar grandes, como Fluminense e Botafogo. Bastava, é claro, estes tropeçarem, e os pequenos cumprirem seus papéis. Mas, no fim deu a lógica. Ufa! Sem bofetada do futebol nesse post. Sem perder tempo, vamos ao jogo.

Lembra lá do primeiro adjetivo do Botafogo nesse ano? Sim, o cochilo! Logo de início ele não apareceu, e o Botafogo ia impondo-se na partida. Mas eis que surge ele, ou melhor, Gilcimar, para marcar 2 gols antes dos 15 minutos de jogo. O que aconteceu com o Botafogo? O próprio não sabe dizer, pois pegou no sono...

Boavista, que nada tinha a ver com o sono do Botafogo, continuou a mandar na partida e foi pra cima. Criou e criou, mas perdeu as chances de marcar o 3° e mais. Mas, se você lembra do primeiro adjetivo do Botafogo, claramente lembrará do segundo. O despertar. Após a saída de Antônio Carlos, machucado, Dória entrou e o Botafogo despertou. Começou a impor seu ritmo na partida, e o Boavista começou a não enxergar tão bem como antes. E se o protagonista do cochilo do Botafogo foi Gilcimar, o do despertar foi o lateral Lucas, que na bola sobrada acertou um balaço no fundo das redes. Golaço e Botafogo de volta a partida, assim como foi contra o Resende.

E se lembraste bem, o Botafogo logo empatou e virou o jogo contra o Resende. E repetiu contra o Boavista, mas em partes. Em mais uma boa jogada do protagonista, Lucas tabelou com Rafael Marques, e cruzou para o gol de Lodeiro. Botafogo (acordado) 2 x 2 Boavista. 

E o Botafogo, hoje não tão dependente de Seedorf, não parou de pressionar e mandar na partida. O Boavista já não conseguia mais contra-atacar, mas o placar manteve-se até o fim do primeiro tempo. 

Conversando com o torcedor do Botafogo, ouço constantemente: " Ah, como eu queria que o Botafogo começasse jogando assim..." E eu vos pergunto: Será mesmo que não dá? Precisa começar perdendo para se impor na partida? Sem resposta ainda...

Se o primeiro tempo foi bom, o segundo nem tanto, com exceção dos 10 minutos finais. O Botafogo ameaçou mais um leve cochilo e o Boavista tropeçava nas suas próprias pernas. Criava mas na hora de finalizar... Rafael Marques saía muito da área buscando mais participação, o que atrapalhava, pois quando a bola chegava na área, ele sempre chegava atrasado. E novamente seu gol não saiu, mas ele sim, para a entrada de Bruno Mendes.Esse parece caminhar para o caderninho das vaias do torcedor botafoguense. Não vive boa fase, e hoje perdeu duas chances cara a cara com o goleiro. Que fase!

Mas vamos com calma com o garoto, Bruno Mendes. Ele chegou ano passado em meio à uma seca de atacantes, briga com o maior ídolo na época, Loco Abreu, e resolveu. Era quase um gol por partida, tornando-se facilmente o novo xodó da torcida. Na época, o mero blogueiro que vos fala, sempre dizia que tinha de haver mais uma contratação de um bom atacante, pois ele era apenas um garoto e oscilações íam acontecer, e a torcida não perdoaria. Mas com ele resolvendo quem ouviria o mero blogueiro? Fato é que hoje ele vive essa oscilação e o Oswaldo fica nesse dilema: Quem eu boto? Bruno oscilando, Rafael Marques na seca, Henrique ainda não se encaixou (até por conta das poucas chances) e Sasá ainda não tem a confiança. E aí?

Mas, voltando a partida, o Boavista, talvez sabendo do empate do Fluminense com o Madureira, se vencesse se classificaria e eliminava o Flu. Foi pra cima do Botafogo, como se não houvesse o amanhã, mas tropeçava nas próprias pernas novamente. Lembra daqueles 10 bons minutos finais? Foi aí. Com o Boavista indo pra cima, o Botafogo ganhava bons contra-ataques, e de fato criou chances de ganhar, mas Bruno Mendes jogou pra fora. E entre mais uma cochilo e despertar o Botafogo empata com o Boavista e é ultrapassado pelo Vasco da Gama, que venceu por 2 a 1 o Duque de Caxias. Assim o Botafogo perdeu a 1° colocação e a vantagem do empate na semi-final. Se realmente quer ser campeão, é melhor parar de cochilar...

Abraço,

Arthur Guedes.