terça-feira, 9 de abril de 2013

Caso Seedorf - Advertido e absolvido

                                                                               Foto: Fabio Leme

Lembra daquele caso da expulsão de Seedorf, onde ele recusou-se sair pelo lado mais próximo e após algumas "conversas" com o árbitro, recebeu dois cartões amarelos e foi expulso? Se não se lembra, clica aqui e saiba tudo (http://guedesesportes.blogspot.com.br/2013/03/botafogo-vence-o-madureira-mas-nao-o.html).

Hoje, terça-feira, aconteceu o julgamento do Seedorf, onde seriam ouvidos os depoimentos de André Bahia, Seedorf e do lateral do Madureira, Gabriel. E foi este mesmo Gabriel que protagonizou esse julgamento com seus estranhos e controversos depoimentos.

Se você bem se lembra, este lateral foi quem fez uma pressão tremenda para cima do árbitro Phillip Bennet expulsar o Seedorf. Porém, hoje no julgamento, ele respondeu a diversas perguntas dizendo sempre não se lembrar de nada. Como? Será mesmo que ele não se lembra disso?


Dá pra esquecer-se disso? Bom, foi isso que ajudou e muito para Seedorf apenas receber uma advertência e ser absolvido no fim. O lateral do Madureira, com o perdão da palavra, se borrou na frente de todos. Com isso a coisa ficou feia para ele, pois ele posteriormente responderá por falso depoimento e poderá pegar de 90 à 360 dias de suspensão.

Quanto ao árbitro, Phillip Bennet declarou não ter se sentido ofendido com alguma declaração de Seedorf na hora da expulsão. Sendo assim, o holandês não precisou responder sobre essa acusação.

No fim, após todos os depoimentos, a relatora pediu a suspensão de um jogo para Seedorf, que poderia ser convertida em advertência por ser réu primário. Todos os outros auditores seguiram a relatora e Seedorf foi advertido e absolvido. Portanto, torcedor botafoguense, o camisa 10 já está liberado para jogar amanhã, contra o Friburguense.

O que dizer disso tudo? A justiça foi feita! Ainda acredito que faltou bom senso para ambos no momento da expulsão. Seedorf poderia ter saído pela lateral sem problema nenhum, e o árbitro poderia acrescentar o tempo (que nem foi tanto assim) nos acréscimos. Acredito também que o Seedorf não merecia receber gancho algum, e não recebeu. Portanto, a justiça foi feita.

Vale ressaltar novamente a urgência da profissionalização dos árbitros. Eu não concordo em ver um árbitro apitar domingo e exercer sua outra profissão na segunda. Sendo assim, a arbitragem seria apenas um hobby? Pera lá, né? Vamos sediar uma Copa do Mundo e nossos árbitros são amadores? Até quando veremos erros grotescos? A pergunta é sempre a mesma: até quando?

Forte abraço,

Arthur Guedes.