sexta-feira, 3 de maio de 2013

A culpa é do...

Foto: Reprodução
É impressionante a nossa necessidade de ter que colocar a culpa em alguém, seja em relação à um erro ou até mesmo uma derrota. Não digo isso apenas em relação ao futebol, mas à nossa vida também. Se aconteceu uma catástrofe, por exemplo, ela aconteceu por culpa de alguém ou alguma coisa. As pessoas têm esse impressionante poder de, muitas vezes, individualizar essa "culpa". Afinal é muito fácil colocar a culpa sobre alguma adversidade em alguém, não?

Como vocês bem sabem o São Paulo jogou e perdeu ontem para o Atlético-MG pela Copa Libertadores por 2 a 1, e o maior personagem da partida foi o Lúcio. Em qualquer canal de esportes, que esteja falando sobre a partida, você ouvirá muito mais o nome do Lúcio, do que sobre a própria partida. Sendo assim, você bem sabe que ele foi expulso, e para muitos foi o maior "culpado" pela derrota.

É aí que chega ao ponto que eu quero discutir. Eu não serei hipócrita em dizer que a sua expulsão não influenciou em nada no resultado final da partida. Influenciou sim, afinal o São Paulo antes da sua expulsão era melhor na partida, conseguindo bons ataques e deixando o Atlético-MG, até então, perdido e atordoado. Mas como disse lá no começo, a nossa capacidade de individualizar a tal "culpa" é incrível. É indiscutível que um jogador com a vivência e experiência futebolística do Lúcio, onde já passou por diversas "coisas novas" no futebol, não pode acabar sendo expulso numa entrada desleal e totalmente desnecessária. Aqui acaba a minha "indignação" com o Lúcio. Mas a pergunta que vos faço é: por que colocar a culpa somente no Lúcio?

O futebol, como bem sabemos, é um esporte coletivo e não individual. Se na vitória exalta-se bastante o trabalho do grupo, coletivo, porque não na adversidade também? Porque sempre que ocorre uma adversidade tem sempre que haver apenas um culpado?

O São Paulo ontem perdeu não somente por conta da expulsão do Lúcio. O São Paulo perdeu também por não conseguir ou saber contornar a adversidade de jogar com 10 homens. A expulsão é normal, de jogo, e um clube tem que estar preparado para isso. O São Paulo não esteve. Mas porque tirar essa "culpa"? Ah, claro, porque a "culpa" só pode ser de um, não é verdade? Afinal alguém tem que tomar as chibatadas pelo acontecido, não? Ah, o futebol... Tão perfeito e emocionante, mas mau-caráter, às vezes.

A individualização da "culpa" é mau-caratismo. Digo novamente, que não estou defendendo ou achando bonito o que o Lúcio fez. Muito pelo contrário. Ele comprometeu a partida do São Paulo sim. Mas se há a necessidade de existir uma "culpa", que fique claro que não é individual. Mas sim coletiva!

Forte abraço,

Arthur Guedes.