domingo, 9 de junho de 2013

Pitacos. Apenas pitacos!

Foto: Divulgação
Que o Brasil venceu todos nós sabemos. Que quebrou um tabu tão mencionado nas transmissões, todos nós sabemos também. Mas e os meus pitacos? Você sabe? Então vamos a eles:

1) Durante toda a partida deu para sentir que a seleção brasileira ainda sente aquele velho problema do camisa 10. O meio campo mais parecera um armário vazio. Os dois volantes, Paulinho e Luiz Gustavo, pareciam estar com a coleira do Felipão. Será que apenas parecia? Bom, o Oscar demorou um pouco para aparecer na partida. Mas quando apareceu, caiu mais pelos lados do campo, principalmente pela direita, como aconteceu contra a Inglaterra.

Sendo assim, o meio campo ficava com um vácuo imenso, e como enfrentamos uma equipe fechada, com cinco jogadores compondo o meio, esta parte do campo era praticamente deles. E, como bem sabemos, não se pode perder o meio campo...

Solução? Sinceramente não é uma tarefa fácil solucionar este problema. Não acredito ainda no Ronaldinho Gaúcho. Não pelo seu futebol, pois tem de sobra. Mas por querer jogar quando quer. Jogador já consagrado, que muitas vezes me parece displicente com compromissos da seleção. E não precisamos de jogador assim. Caso o Oscar caísse mais pelo meio, poderia ainda sim ser este cara. Kaká poderia fazer este papel? Não sei, afinal teve poucas chances. Não acredito no Hernanes como meia. Ainda o prefiro como segundo volante subindo juntamente com o Paulinho.

2) Ainda no meio campo, mas me referindo agora aos volantes, chega de brucutús! Sim, chega de caras que não sabem jogar, e que possuem como sua maior característica a porrada. Não vou pagar para ver Luiz Gustavo jogar, ou melhor, bater. Quero pagar para assistir futebol. E os dois volantes que jogam futebol são Paulinho e Hernanes.

Meu caro, volante bom é aquele que sabe jogar. Marcar muitos sabem e qualquer um pode fazer. Marcação é feita em blocos e compactando. Não precisa direcionar essa tarefa à um brucutú. Caso você ainda pense assim, você parou no tempo assim como nosso caríssimo treinador.

Agora, se for para colocar, que deixe os dois soltos para jogarem. O Paulinho ficou preso hoje no primeiro tempo, e só saiu para jogar um pouco mais após a entrada do Hernanes. Felipão, deixa os caras jogarem, meu filho!

3) Se você me acompanha já deve imaginar a minha implicância com a titularidade do Hulk. Tá, ele não jogou mal hoje, mas ainda sim é um jogador previsível e sem recursos. Vejo ele como uma boa alternativa para o decorrer da partida. Quem entraria? O Lucas, é claro. O Felipão inverteu as bolas. Ele trata o Lucas como uma boa alternativa para o decorrer da partida. Ah, pera lá, não?

Recentemente ouvi na mídia, que o Hulk é titular porque marca mais. E quem marca mais sempre leva a melhor. Rapaz, os critérios para ser titular mudaram? Não é mais quem sabe jogar? O Lucas não sabe auxiliar na marcação? Quem é você e o que fez com o futebol? Pois isso aí não é futebol!

4) Hoje eu vi poucas subidas agudas dos laterais. Tanto o Daniel quanto Marcelo subiram pouco. Marcelo foi o que mais se destacou. Mas ambos deveriam subir. Ambos têm a ofensividade como principal característica, e isso precisa ser explorado. Mas parece que o Felipão não gosta de fazer gol. E depois quer vencer e quebrar tabus.Vai entender...

5) A seleção brasileira não está bonitinha e redondinha como a mídia anda falando e falará a semana inteira. Foi uma boa vitória? Sim, foi. Mas ainda vi erros primários, que uma seleção que almeja brigar, quiçá ganhar a Copa não pode cometer. Entendo que o Felipão tinha pouco tempo para ajustar essa equipe, mas a coisa precisa funcionar. E não está funcionando do jeito correto. O jeito correto que me refiro não é o meu jeito, mas sim aquele que vence. E nós não estamos vencendo.

Espero de coração, que esse tempo até a Copa das Confederações que nos arrumemos e vençamos a Copa. Eu espero como um bom brasileiro...

Um grande abraço,

Arthur Guedes.