quarta-feira, 26 de junho de 2013

Isso aqui é Brasil, meu camarada!

Foto: Ricardo Matsukawa / Terra
Respeita, meu camarada. Respeita, pois aqui são cinco títulos mundiais. Respeita, pois aqui é a nossa casa e você é um mero convidado. Respeita, porque aqui é Brasil!

Vai com calma, amigo. Tira o chinelo. Senta na cadeira e esqueça a poltrona e o controle da tevê. Geladeira? Nem pensar! Meu amigo, isso aqui é a minha casa, portanto, vá com calma!

Sim, a atuação do Uruguai fora de campo, falando as asneiras que falaram foram dignas de um cuspe no gramado. Não serei ingênuo em dizer que não esperava isso deles. Ainda mais do Lugano. Isso é rivalidade. É bom. Movimenta os ânimos e a partida. Mas, Lugano e Cia., não sei se lhes contaram, mas futebol não se vence com palavras. O que dirá das suas sujas.

Futebol se vence jogando bola. Por vezes, mesmo não indo bem, mas se entregando, se vence. Por vezes aquele 12° jogador se torna decisivo na vitória. E durante toda essa competição, esse 12° jogador foi decisivo. Talvez esteja sendo nosso maior craque. Aquele que defende, cadência, explode e ataca. Um tremendo jogador completo. O nome dele, meu caro? Torcedor!

Sim, aquele que lhe assustou do início ao fim, Uruguai. Aquele que sorriu quando você entristeceu. Aquele que desconcentrou o Forlán na hora do pênalti e deu força ao Júlio Cesar. É esse, meu caro.


Mas, calma. Não serei hipócrita em dizer que o Brasil jogou bem, ou até mesmo, que foi a melhor partida até então. A partida foi boa por todo o enredo. Mas o Brasil não. Esteve bastante afoito e a bola mais parecera estar pegando fogo nos pés dos brasileiros.

A equipe, por ter bastantes jovens, perde bastante naquela cadência. Falta um cara para pegar a bola e dizer: calma! Sim, eu sei em quem você pensou nesse momento, mas ele precisa querer jogar sempre, e não quando quer.

O meia, Oscar, mais uma vez não foi bem. Não conseguiu chamar a responsa e ditar o ritmo da partida. Esteve bastante escondido entre a forte marcação celeste. Marcação boa e bastante compacta, diga-se de passagem.

Outro que não vem convencendo é o Hulk. Este, por mim, seria um bom reserva do Lucas. E não ao contrário, caro Felipão. Mais uma vez foi presa fácil para a marcação e apenas destacou-se em uma cobrança de falta. Repito: Lucas tem muito mais recursos.

Agora, com o maior respeito possível, gostaria de ouvir aqueles que tanto judiaram e disseram asneiras em relação ao melhor centro-avante que temos e da competição, Fred. Rapaz, o 'cara' ficou duas partida sem marcar, pois não recebeu chances de marcar. A bola não chegava. E quando chegava alguém tentava a jogada individual. O 'cara' é decisivo. O mais decisivo, a meu ver. Naquelas bolas rebotadas, como ocorreu contra a Itália, ele sempre está lá. É bola de centro-avante. Parabéns, Fred. Você merece e será o artilheiro da competição!

Em relação a defesa, gostaria apenas de ressaltar a bobeira que demos ao "dar" o gol para o Cavani. Complicamos a partida num lance bobo. Por mais técnico que seja o zagueiro, como é o caso dos nossos, lembre-se sempre: você é zagueiro. Chuta pro lado que o jogo é de campeonato, meu caro. Bobeiras que o Felipão não admite e que terão de ser corrigidas.

Mas a seleção está de parabéns pela superação. As coisas não estão belíssimas. A seleção está evoluindo e começa a ter uma cara. Méritos para o Felipão. Estou confiante no título. Não por considerar que somos a melhor equipe. Mas por termos sempre um jogador a mais que todos os outros. E que venha quem vier.

Um forte abraço,

Arthur Guedes.