quarta-feira, 24 de abril de 2013

Lewandowski!

Foto: AFP
Lembra do santo que reinou ontem? Não, não é o São Jorge,e sim o São Bayern! Mas parece que tem um santo maior reinando por aí, e que protege e dá força à toda Alemanha. O nome dele? Ah, jovem,isso eu não sei, mas que deve ter um pezinho polaca, isso não há dúvidas!

Que levante da cadeira agora quem esperava uma goleada do Borússia sobre o Real Madrid. Se você, como eu, não levantou, certamente está surpreso com essa vitória alemã. O Borússia aniquilou os merengues desde o início, aplicando-nos uma pressão descomunal, ocasionando em chutões dos espanhóis. A postura do clube alemão, assim como foi a do seu rival Bayern, é plausível à elogios, afinal essa marcação pressão sufocou e deixou os merengues impotentes. Se formos analisar mais taticamente, víamos a marcação apertar, principalmente, nos responsáveis pela saída de bola: Xabi Alonso, Khedira, Módric e Ozil. Basicamente, quem tinha a liberdade para sair jogando eram os zagueiros "nada craques", Pepe e Varane. Sendo assim, ambos esbanjavam categoria em seus chutões (ou seriam lançamentos?!), ocasionando em mais posse de bola alemã. Mas deixemos de lado o papo tático...

Durante os primeiros 20 minutos, só víamos o Borússia jogar. E foi neles,que começamos a ver o show do Lewandowski. Após boa jogada pela esquerda, Gotze cruzou e o polonês marcou. Explosão nas arquibancadas e era apenas o início...

Após o gol o Borússia diminuiu o ritmo, principalmente na marcação pressão. O Xabi Alonso começava a ter mais espaço para jogar e fazer o Real jogar. Sendo assim, o clube merengue conseguiu equilibrar mais a partida, mesmo não conseguindo jogadas tão agudas assim. Perto do fim do primeiro tempo, Hummels quis aparecer. "Ah, Arthur, mas que mal tem?". Nenhum quando se quer aparecer positivamente. Mas Hummels quis do outro jeito. Sabe aquela paçocada que acontece na pelada com seus amigos? Sim, Hummels recuou mal, Higuaín que não tinha nada a ver com isso, pegou e tocou para Cristiano Ronaldo marcar sem goleiro.

Segundo tempo virado, Real Madrid de volta no jogo? Não, jovem, não! Lembra do tal santo com um pezinho polaca? Então, ele voltou a aparecer. Logo de início, após chute da entrada d'área, Lewandowski ( impedido) deu um tapa na saída do Diego López.

Após a virada o Borússia não reduziu mais o ritmo, e o Real continuava impotente. O merengue não conseguia infiltrar-se na zaga alemã, e recorria à bastantes bolas alçadas na área. Inúteis, pois Hummels e Subótic estava impecáveis no jogo aéreo.

Mas o tal do polonês estava infernal mesmo, e num cruzamento, conseguiu um ótimo domínio e mandou uma bomba no canto superior do Diego López. Brilhante, iluminado, e hat-trick. Nesse momento Florentino Peréz, presidente do Real, deve ter pensado: Porque não o contratei...

O jogo para o Real Madrid parecia não ter fim. Tentativas abruptas em busca do segundo gol, muitos lançamentos forçados, e cada vez mais perto de sofrer o quarto. E sofreu! Pênalti em Reus, e Lewandowski marcou pela 4° vez. O polonês entra para a história da Champions League. Ele é o primeiro a marcar 4 gols em uma semi-final de Champions League. Mais do que isso, o polonês entrou também na história do Borússia, na história de cada torcedor que gritou o seu nome quatro vezes. Pode chamá-lo de Lewandowski, Robert ou até mesmo Lewangol. Mas todos referem-se à esse polonês brilhante.

Portanto, pode descer a cerveja para eles também, pois merecem! 

Forte abraço,

Arthur Guedes.