quinta-feira, 18 de julho de 2013

Acreditar!

Foto: Reuters
Acreditar que na semana que vem estarão quase 70 mil gritando pelo galo. Acreditar que mesmo não havendo justiça no futebol, no Mineirão ela aparecerá. Acreditar no futebol que trouxe você até aqui, Atlético. Acredite! Afinal, com todo o respeito ao Olímpia, não há clube que tire esse título do Atlético.

O Atlético chegou ao Paraguai com a pegada que o trouxe até a final. Pressionou e mandou nos dois tempos. Mais parecera estar jogando em casa. Luan e Tardelli infernizaram a vida dos zagueiros. O Diego infernizaria a vida deles até o fim. Aliás, ele foi o melhor jogador da partida. Jogou o que podia e não podia.

O Ronaldo estava querendo jogo. Vivia pedindo a bola. Ele é a referência e sabia disto. Mas não parecia ser o dia dele. A marcação passava do limite, muitas vezes. Aliás, essa era a única alternativa de segurar o gigante, Atlético. E segurou. O "goleirão" Martín Silva foi uma muralha. Ora parava o Tardelli, ora o Jô. Foi um gigante!

Mas sabe aquela bobeira que não pode existir numa final? Existiu. Alejandro Silva foi correndo, correndo e correu. Ninguém chegou para, ao menos, pará-lo e ele marcou. Ali, o torcedor do Olímpia que estava cabreiro, se exaltou. Mas parou na exaltação.

O Atlético seguiu melhor, mesmo não conseguindo claras chances de gols. Repito: o Atlético não sentia a tal pressão paraguaia. Mas o time, ainda sim, não jogava tudo que sabia. Ou não conseguia jogar. E quem pagou o "pato" por isso foi o Ronaldo. Eu não concordei e vou explicar. O Ronaldo é gênio. Não é endeusamento. De fato ele não estava no seu melhor dia, mas o gênio resolve em uma bola. E essa bola podia sair até o fim. Em uma decisão dessas, não se pode tirar uma referência. Mas o Cuca tirou e colocou o Guilherme. Sim, o salvador que fez o segundo gol contra o NOB. Inclusive ele deu um excelente passe para o Jô, que quase marcou. Mas não fez mais que isso. Eu não o culpo. Só não achei correta a saída do Ronaldo.

O Atlético empurrou e foi empurrado pela torcida que ali comparecia. O Cuca tentou. O Atlético também. Mas não deu. E no fim Marcos Rocha e Richarlyson ficarão de fora da partida de volta. Ah, e o gol do Pittone foi apenas para deixar a virada atleticana mais épica. Foi uma ótima batida, mas houve um desentendimento entre Victor e Alecsandro. Mas, como disse, servirá apenas para deixar a virada mais épica.

Por que eu tenho tanta certeza da virada? Porque esse Atlético é diferente. Ele joga futebol. A nação está acreditando. O Brasil está junto. Eu tenho a certeza. O Atlético será o campeão. Vamos, Atlético!

Grande abraço,

Arthur Guedes.