sábado, 17 de dezembro de 2016

Marcelo Cabo: "Tenho o sonho de treinar um dos quatro grandes do Rio"

Foto: Fernando Vasconcelos / GloboEsporte.com
Campeão incontestável da Série B no comando do Atlético-GO em 2016, Marcelo Cabo vive hoje o seu melhor momento da carreira, que se iniciou nas categorias de base do Olaria Atlético Clube, no Rio de Janeiro. Aos 50 anos, Cabo já passou por clubes do do Rio, do Golfo Arábico, do Kuwait, Emirados Árabes e até mesmo pela Seleção da Arábia Saudita. Quando retornou ao Brasil, Marcelo foi auxiliar do Jorginho na Ponte Preta, em 2010, e ano passado treinou equipes como o Macaé, o Ceará e, agora, o Atlético Goianiense, campeão da Série B do Campeonato Brasileiro.

Em uma entrevista exclusiva com o blog O Melhor do Esporte, Marcelo Cabo abriu o jogo sobre o seu ano no comando da equipe goiana, sobre a projeção que faz para a temporada de 2017, na Série A, sobre sua carreira e assuntos do momento que geraram repercussão nacional. Confira os trechos da entrevista:

PRINCIPAL TRABALHO

O Atlético-GO é o trabalho que me deu mais evidência na carreira, e é o principal trabalho que fiz, principalmente no Brasil. Tive êxito em outros trabalhos fora do país, mas com certeza dentro do Brasil, o meu trabalho no Atlético Goianiense é o principal que fiz, que acabou culminando na conquista do título da Série B do Campeonato Brasileiro.

O ANO DO ATLÉTICO-GO

O mérito todo do sucesso nessa temporada, com certeza, são dos atletas, que são os artistas principais, que compraram a ideia do trabalho, se doaram e dedicaram. A outra parcela do sucesso também vai para comissão técnica do clube, que traçou um bom planejamento, uma boa execução, que permitiu uma boa estrutura de trabalho e, principalmente, uma integração entre o clube, a comissão técnica, os jogadores e diretoria. Essa integração entre todos os setores do clube foi fator primordial para que houvesse essa regularidade na competição.

E falando em regularidade, você fazer uma temporada na Série B do Campeonato Brasileiro com 38 rodadas e você ficar 37 no G-4, isso mostra a regularidade da equipe na competição e isso foi essencial para o sucesso esse ano.

SITUAÇÃO CONTRATUAL E CHEGADA DE PROPOSTAS

Eu já renovei o meu contrato com o Atlético Goianiense até dezembro de 2017, mas realmente nessa temporada eu recebi propostas de clubes de Série B e até mesmo de Série A. Mas eu resolvi permanecer no Atlético-GO para terminar o ciclo que havia iniciado, e tive a felicidade de conquistar esse título.

RENATO GAÚCHO: "QUEM SABE NÃO PRECISA ESTUDAR"

É uma opinião do Renato Gaúcho, acho que temos que respeitar, cada um tem a diretriz da sua carreira e ponto de vista, e ele tem o dele. E eu tenho a minha, e na minha opinião acho que precisamos sempre estar estudando, estar se atualizando, se reciclando. Eu busco a minha atualização e conhecimento. Mas todos devem respeitar a opinião do Renato Gaúcho. Mas a minha visão é que todos os treinadores devem sempre estar buscando conhecimento. Eu, por exemplo, agora, estou na Granja Comary, em Teresópolis, no curso da licença A, na CBF, que tem agregado um valor enorme para a minha carreira.

PLANEJAMENTO PARA A SÉRIE A

O maior objetivo do Atlético-GO em 2017 é só a permanência na Série A, sem dúvida. Nós vamos fazer um planejamento muito eficiente para que possamos ter essa regularidade na competição e, nesse primeiro momento, manter o clube na Série A do Campeonato Brasileiro. Sabemos que é muito difícil, já é muito difícil conseguir o acesso, e ainda mais garantir a permanência. Mas vamos fazer uma equipe competitiva para que a gente possa assim consolidar o nosso objetivo e conquistar a permanência para 2018. Precisamos fazer um planejamento muito eficiente, ser pontuais nas contratações e ter a Chapecoense como exemplo da sua regularidade dos anos que permaneceu na Série A.

FALSA SOLIDARIEDADE À CHAPECOENSE?

Esse contexto é muito complexo pelo fato de não estarmos inseridos nesse assunto. Não sabemos o que foi oferecido ou não. Quais tipos de jogadores. Porque quando se trata de jogadores, pessoas, temos que ter respeito também. Acho que toda a ajuda é bem-vinda. Acho que todo mundo tem buscado ajudar para essa reestruturação da Chapecoense, afinal, na minha opinião, ela é grande, já reestruturou seu departamento de futebol, com pessoas muito capacitadas, e com certeza já sabem a diretriz que vão dar ao clube e, sem dúvida, a Chape vai ter um grupo forte de profissionais para fazer uma temporada muito boa em 2017.

OBJETIVOS PARA 2017

O meu objetivo para a temporada de 2017 é fazer um grande trabalho no Atlético-GO, conquistar todos aqueles objetivos que a gente vai traçar para a temporada. Posso dizer que estou muito feliz com o carinho e respeito da cidade de Goiânia, do Atlético, da torcida, da diretoria e da imprensa. Mas claro que o profissonal trabalha para alçar voos mais altos. Mas isso é tempo a tempo. Tudo tem o seu tempo. O importante é eu estar focado, concentrado para fazer um bom trabalho no Atlético-GO e conseguir conquistar todos os objetivos do clube. 

GRANDE SONHO

Eu tenho um grande desejo, um grande sonho, de um dia retornar ao Rio de Janeiro e treinar um das quatro equipes grande do Rio de Janeiro (Botafogo, Flamengo, Vasco e Fluminense) para que eu possa, assim, dar continuidade na minha carreira. Se eu tenho uma meta, um objetivo, sim, é treinar um dos quatro grandes do Rio de Janeiro. Isso, com certeza, vai acontecer no momento certo, e o meu momento agora é no Atlético-GO, focado, concentrado, para conseguir alcançar as metas em 2017.

O Atlético-GO sagrou-se campeão da Série B do Campeonato Brasileiro com 76 pontos conquistados em 38 rodadas. Foram 22 vitórias, 10 empates e seis derrotas (aproveitamento de 66%). Ao lado de Avaí, Vasco e Bahia formará o Campeonato Brasileiro da Série A em 2017.