segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Seleção Brasileira Sub-20 : O que há de errado?


Mal começou o Sul-Americano mas, já dá para vermos uma seleção que não vai chegar muito longe. Posso estar errado e sendo muito rude com a Seleção, mas pelo o que está jogando não vai muito longe mesmo! E o retrato disso, é que quando encontro alguns amigos na rua, sempre surge a seguinte pergunta: O que está havendo de errado com essa Seleção?

Muitos já jogam a responsabilidade e a culpa para cima dos garotos. Sim, é claro, eles quem entram em campo, e apenas eles tem o poder de decidir a partida. Teoricamente. Mas, por serem apenas garotos, precisam de uma base por trás, que "teoricamente" seria a Comissão Técnica. Esta, que temos Emerson Ávila como treinador. Um treinador com passado não tão bom assim. Treinou o Cruzeiro depois da saída do Joel Santana, e só teve maus resultados. Acabou saindo.Após participar de algumas comissões técnicas, acabou parando na Seleção Sub-17. Confesso que, nessa sua passagem não o acompanhei. E após a saída do Ney, ele está no comando.

Nesses dois primeiros jogos, me fez parecer que a Seleção não treina. Erros bobos e primários. Time totalmente perdido em campo, e sem esquema tático, principalmente contra o Uruguai Fato que reforça o que eu estou dizendo, foram as intensas saídas de área do Ademilson, o único atacante do Brasil no jogo. E com suas saídas, o meia Adryan muitas vezes tentava fazer o papel de pivô, erroneamente, é claro, pois não é a posição dele. Mattheus por sua vez pouco fez, e assim sendo o Brasil ficou sem meio campo, facilitando demais a marcação do time uruguaio.

Em diversos momentos da partida, se me perguntassem em que esquema tático o Brasil estava, sinceramente não conseguiria responde-lo. A dupla de zaga, especialmente contra o Uruguai, me pareceu apática e lenta, e juntamente com a exposição do meio campo, o Uruguai jogou como quis.

Mas, o que ainda me deixa mais preocupado com essa Seleção é a sua incapacidade de fazer gols. Nos dois jogos, os gols foram de plena sorte. No primeiro jogo, tivemos um gol contra, e no segundo, outro gol contra e outro na bobeira da zaga. O Brasil não cria, não marca, não joga, e assim se complica na competição.

E por fim, para responder a pergunta que fiz no início, eu diria que tudo! Tudo está errado! .