sábado, 9 de março de 2013

Pré-jogo: Vascão x Fogão - Final da Taça Guanabara 2013



De um lado o desacreditado, pela imprensa, mas jamais pelo seu torcedor, Vasco da Gama. Do outro o irregular Botafogo, que mesmo o torcedor não apoiando a permanência de Oswaldo de Oliveira, está sempre lá apoiando e assistindo o seu time jogar. O que eles têm em comum? A paixão por seu clube! Amanhã ambos jogarão por um único objetivo: a vitória e,conseqüentemente,o título.


 O Vasco da Gama passou e mostrou, que quando menos acreditam nele, ele vai e chega. Foi assim naquela impressionante campanha após o ocorrido com o Ricardo Rocha. Mas essa história de desacreditado não vem de agora, mas sim do fim do ano passado. O Vasco da Gama passou e passa por uma fase econômica não tão boa assim, e perdeu importantes peças do elenco por isso. Se foram os dois maiores ídolos do elenco, Juninho Pernambucano ( para o Red Bulls-EUA) e Felipe ( Fluminense). Partiram no mesmo barco também o volante Nilton ( Cruzeiro) o goleiro Fernando Prass ( Palmeiras) e o atacante Alecsandro (Atlético-MG). Chegaram jogadores? Sim, mas não do mesmo peso dos que foram. E assim o elenco do Vasco, em comparação aos demais grandes do Rio, era o mais fraco. Sempre em que surgia a pergunta sobre quem seria o favorito para o título, nunca disseram que o Vasco chegaria. Nunca acreditaram no Cruzmaltino! Mas quem disse que o elenco mais forte é quem sempre vence? Como disse o meia Bernardo: " Se não vai na qualidade, vai na vontade." E foi! Vasco surpreendeu à todos desde o início, quando era o único grande à estar 100% na competição. Surpreendeu também quando foi buscar na última rodada a primeira colocação do grupo e levar para as finais a vantagem do empate, onde no grupo, muitos davam como certo a primeira colocação para o Botafogo. Esse Vasco, sim, é surpreendente pela sua capacidade de surpreender, não pela qualidade técnica, que pode não ser das melhores, mas pela sua enorme vontade! O que dizer da impressionante virada sobre o Fluminense na semi-final da Taça Guanabara? Hein? Aquilo foi coisa de quem quer ser campeão. Aquilo foi coisa de quem está com "aquilo" entalado na garganta, pronto pra gritar. Esse Vasco é surpreendente, e mesmo se não for campeão, pois o futebol têm disso, merece os meus e os seus humildes parabéns! 


Mas se o Vasco da Gama não era acreditado por muitos, o Botafogo também não era. Muitos o colocavam na briga pelo título por poder contar com a maestria do multi-campeão, Seedorf. A verdade era essa! O elenco do Botafogo, em comparação ao do ano passado, ficou mais forte. Chegaram o lateral Júlio Cesar, o zagueiro-artilheiro Bolívar, Rodrigo Defendi, André Bahia,o lateral Edilson e o jovem atacante, Henrique. O maior problema, considerado pelos torcedores, ainda era o Oswaldo de Oliveira e o seu esquema. O Botafogo sofria para marcar gols, e quando estes saíam, eram do pessoal do meio de campo. Até o garoto Bruno Mendes, muitos afirmam que foi por conta do esquema, está em má fase e sofre seca de gols. Eu não vejo que esse seja o maior problema do time alvinegro. Eu sinceramente não consigo entender o Botafogo. O Botafogo vive nos surpreendendo, pois quando você acha que ele vai ganhar, ele vai lá e te surpreende. E quando você acredita na sua derrota, ele vai lá e te surpreende de novo. O Botafogo não consegue manter uma regularidade, e por isso o tacho como irregular. Ganha e consegue bons jogos e resultados contra os grandes, e tropeça para os pequenos. Uma coisa que eu vivo frisando por aqui também, é a dependência do holandês, Seedorf. Ele joga muito e realmente decide? Claro! Ele com 36 anos, dá um banho de profissionalidade e futebol em muitos garotos de 20 anos. Mas o Botafogo é extremamente dependente dele, e isso é preocupante. É perceptível a total mudança quando ele entra no segundo tempo, por exemplo. Ele faz todo o time do Botafogo jogar bola, inclusive os que a maltratam em muitas ocasiões... Mas é perceptível também quando o craque vai mal, o Botafogo vai mal também. O que mostra a total dependência do cara que decide, mas que não tem a mesma idade do craque santista, Neymar, por exemplo. Bom, é apenas a minha opinião. 

Ah, torcedor botafoguense, não acha que vou esquecer de falar da tal superstição, acha? Como muitos dizem, há coisas que só acontecem ao Botafogo, certo? Ano passado, na final da Taça Rio, o Botafogo foi campeão ganhando do mesmo Vasco da Gama, com dois gol do uruguaio Loco Abreu e um do Maicosuel. (sim, aquele jogo onde a gandula ficou famosa por dar a bola rápido e ter saído o gol). Se a superstição for mesmo verdadeira, é melhor nem o torcedor vascaíno pensar... 

Se o Vasco merece ser o campeão pelas suas surpreendentes conquistas dentro da competição, o Botafogo também merece! O que dizer do clássico com o Flamengo, no domingo passado? Hein? Se comportou como campeão! Foi buscou o seu gol desde o primeiro minuto ( mesmo!) e defendeu como uma mãe defende a sua cria. O Botafogo jogou como Botafogo! O Botafogo portou-se e têm que portar-se sempre como o Botafogo! E como o goleiro Jefferson disse: " O Botafogo têm que entrar sempre para brigar pelo título!" E é assim que tem que ser. Com ou sem a vantagem, com ou sem Seedorf, com ou sem Oswaldo, o Botafogo é Botafogo e vem forte para a final, assim como o Vasco. 

E como disse no post passado sobre a Taça Guanabara, não queira adivinhar quem será o campeão, meu jovem, para não acabar tomando uma bofetada do futebol! 

 Forte abraço,

 Arthur Guedes.