sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Z-4: Um caminho sem volta?


Nas últimas sete edições do Campeonato Brasileiro, mais precisamente desde que a competição passou a ser disputada por vinte clubes, o quarto colocado não fez menos do que 61 pontos. Vejam:

4º EM 2012 – 66 PONTOS / SÃO PAULO

4º EM 2011 – 61 PONTOS / FLAMENGO

4º EM 2010 – 63 PONTOS / GRÊMIO

4º EM 2009 – 62 PONTOS / CRUZEIRO

4º EM 2008 – 65 PONTOS / PALMEIRAS

4º EM 2007 - 61 PONTOS / FLUMINENSE

4º EM 2006 – 64 PONTOS / SANTOS

Acredito que os clubes que estão entre os quatro permanecerão entre os quatro.

Para o Z-4 (Zona da Degola) a situação começa a se definir a cada rodada, mas o risco ainda é grande do Flamengo para a Ponte Preta. Náutico convenhamos. Já está na Série B de 2014.

Vamos falar de Z-4? Começando pelo Criciúma que tem uma tarefa complicada para se manter na Série A. Vencer suas partidas em casa. Veja sequência:

CORINTHIANS (FORA)
CRUZEIRO (FORA)
PONTE PRETA (CASA)
NÁUTICO (FORA)
ATLÉTICO-PR (CASA)
CORITIBA (FORA)
VITÓRIA (CASA)
SÃO PAULO (CASA)
BOTAFOGO (FORA)

O time catarinense pega outros clubes que estão brigando para não cair (PONTE PRETA, CORITIBA E SÃO PAULO) e CRUZEIRO que briga por título e ainda no caminho do Tricolor de Santa Catarina estão os clubes que brigam pela Libertadores (BOTAFOGO, VITÓRIA e ATLÉTICO-PR).

O Vasco precisa além de vencer, mostrar que está vivo. Na última rodada contra o Goiás o time jogou apenas 15 minutos. Depois do gol dos Esmeraldinos aos 36 minutos do primeiro tempo, o Vasco andou pra trás. Mostrou os problemas defensivos graves que marcaram o clube carioca na temporada com falhas sucessivas de Jomar e Cris. Com Marlone e Juninho apagados o Vasco tornou-se presa fácil e foi sepultado com gol de Hugo na segunda etapa.

BOTAFOGO (NEUTRO),
PONTE PRETA (FORA),
CORITIBA (CASA),
SANTOS (CASA);
GRÊMIO (FORA);
CORINTHIANS (FORA);
CRUZEIRO (CASA);
NÁUTICO (CASA);
ATLÉTICO-PR (FORA)

A situação do Vasco se complica devido a dois jogos que ele faz seguidamente fora do Rio de Janeiro. Contra o Grêmio, em Porto Alegre, briga por título e contra o Corinthians que está na fase negra e precisa se reabilitar e vencer o Timão no Pacaembu não é tarefa das mais fáceis. O pior de tudo é pegar no que pode ser o jogo do título, o Cruzeiro que vem jogando por música. O Vasco precisa se reinventar, precisa da torcida e precisa de identidade.

A Ponte Preta e Náutico precisam vencer seus confrontos. Uma tarefa bem complicada para os dois clubes que venceram oito e quatro jogos respectivamente.

Mas não disse que não há chance.

Um bom exemplo é o Fluminense de 2009, que passou do 20º lugar, com 26,4% de aproveitamento para 40,4% ao final do campeonato, arrancada fundamental para levá-lo aos 46 pontos e escapar por apenas um do rebaixamento, na 16ª posição. Outro é o Atlético-MG de 2010, que tinha apenas 28,2% de aproveitamento, na 19ª posição, e conseguiu terminar com 39,5%, finalizando a competição em 13º.

Em 2013, o fenômeno começa a se repetir. Dos seis times da parte de baixo da tabela, quatro têm desempenho melhor nos últimos cinco jogos do que seu aproveitamento geral no campeonato: São Paulo (46,6% contra 40,5%), Criciúma (53,3% contra 38,1%), Vasco (53,3% contra 38,1%) e Náutico (40% contra 20,2%). Se o ritmo se mantiver na luta pela sobrevivência, maiores as chances de a briga contra a degola ser ainda mais dura até o fim do Brasileirão. 


Grande abraço,

Paulo Henrique Nascimento.

Contato: 
Facebook: https://www.facebook.com/henrique.nascimento.50702769
Twitter: @phnascci