terça-feira, 14 de maio de 2013

Copa das Confederações? Eles que vão!

Foto: Wilton Junior/Estadão
E eis que chegou a hora da sabermos quais serão os 23 jogadores que nos defenderão nessa Copa das Confederações. Felipão trouxe algumas surpresas, porém foi coerente, por exemplo, nas peças convocadas para a zaga. Bom, deixemos de papo, e vamos a convocação:

Goleiros: Júlio Cesar (Queen Park Rangers), Diego Cavalieri (Fluminense) e Jefferson (Botafogo)

Zagueiros: Thiago Silva (PSG), Rever (Atlético-MG), David Luiz (Chelsea) e Dante (Bayern)

Laterais: Daniel Alves (Barcelona), Jean (Fluminense), Marcelo (Real Madrid) e Filipe Luís (Atlético de Madrid)

Volantes: Fernando (Grêmio), Hernanes (Lazio), Luiz Gustavo (Bayern), Paulinho (Corinthians)

Meias: Jadson (São Paulo), Bernard (Atlético-MG), Oscar (Chelsea) e Lucas (Paris Saint-Germain)

Atacantes: Hulk (Zenit), Leandro Damião (Inter), Fred (Fluminense) e Neymar (Santos)

Sem haver a necessidade de analisar diversas vezes a lista, é evidente as ausências de Ronaldinho Gaúcho e Kaká. Ambos os jogadores, para muitos, assim como para mim, estariam nessa lista, tendo em conta a declaração do mesmo Luis Felipe Scolari quando afirmou que havia espaço apenas para um. Parece que voltou atrás...

O trio de goleiros já era de se esperar. Júlio César tem a confiança de Felipão e deverá ser o titular na competição. Diego Cavalieri não tem se destacado como o ano passado, porém juntamente com o Jefferson, forma a melhor dupla de goleiros atuante no Brasil. Tá, eu sei a sua indignação para com o Júlio César, porém tem a confiança do Felipão e comissão técnica e isso poderá influenciar bastante nas suas atuações.

O quarteto de zaga, com toda a certeza, é a parte mais firme da seleção. Thiago Silva, David Luiz, Dante e Réver são, sem dúvida, os melhores zagueiros que podemos contar hoje. Dedé poderia entrar também nessa lista, porém não vem jogando e perdeu espaço para o boníssimo Réver.

Mas se a zaga é unanimidade, as laterais nem tanto. Esse que desde a "Era Cafu e Roberto Carlos" sempre foi o nosso maior problema. Daniel Alves mesmo não estando na sua melhor forma no Barcelona, de longe, é a nossa melhor opção. No lado esquerdo temos o unânime, Marcelo. Este só perde a vaga para o Filipe Luís por lesão ou indisciplina. A ida de Jean para a seleção, como o "coringa", eu não apoio. Acho bom jogador, mas ainda de clube. Não tem futebol para uma seleção brasileira.

Quando chegamos aos volantes, de cara percebemos a ausência de Ramires. É um volante que vinha recebendo chances desde a "Era Mano", porém acabou se lesionando em Março. Mesmo com a lesão, ele se apresentaria para fazer exames médicos antes da partida do Brasil com a Rússia, entretanto chegou depois do combinado e foi cortado por Felipão desde então. Realmente apenas poderia ser cortado por indisciplina. Quanto aos demais, Fernando é o "cão de guarda" do Felipão e ,de fato, vem jogando bem. Hernanes, Luiz Gustavo e Paulinho idem. Bons nomes!

Ah, os meias... Foi aí que pintou mais uma surpresa. Com as ausências dos "medalhões" Kaká e Ronaldinho Gaúcho, o garoto do galo, Bernard ganhou espaço. Ele surpreendeu não pelo futebol, afinal tem de sobra e vem jogando muito no Atlético-MG. Mas sim por ter sido chamado apenas nessa última convocação. Muitos pediam jogadores do Atlético, porém poucos apostavam no Bernard, pelo menos por agora. Pelo futebol teremos uma ótima surpresa!

O meia do São Paulo, Jadson, ganhou a sua vaga nos amistosos. Jogou bem, dando boa assistências e comprometimento tático.É destaque no inconsistente São Paulo e mereceu a vaga. Lucas e Oscar são unanimidades!

No ataque muito se questionou sobre a convocação de Leandro Damião e Hulk. O jogador do Internacional não vinha jogando bem nos amistosos da Seleção, e não merecia a vaga. Alexandre Pato aproveitou melhor suas poucas oportunidades e merecia ir para a Copa das Confederações. Quanto ao Hulk, é um jogador limitado, e apenas funciona melhor num esquema com 3 atacantes. Como eu acredito veementemente que o nosso "querido professor" não utilizará 3 atacantes, não vejo funcionalidade para ele. Portanto, não merecia a vaga. Neymar e Fred são unanimidades!

Tivemos algumas coerências,e surpresas que poderão ser ruins, mas deverão ser boas. Mesmo não tendo toda a confiança da torcida, a seleção brasileira, sem dúvida, terá os mesmos milhões de torcedores que sempre a acompanha. Torceremos bastante para que esses 23 jogadores nos representem com dignidade e vontade na competição. E vamos pra cima deles!

Forte abraço,

Arthur Guedes.