terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Por trás da desculpa...


...Há a verdade. Há o real motivo, que, muitas vezes, não pode ser dito e, por isso, há a necessidade de existir a tal desculpa. Tudo bem, meu caro leitor, deixarei a filosofia de lado e irei logo tratar de explicar tudo.

Recentemente começaram os campeonatos estaduais por todo o país. Sinceramente, tenho acompanhado pouquíssimo de outros estaduais, focando apenas no campeonato carioca. E nele, há uma coisa que tem me deixado completado estupefato e indignado: a incrível necessidade de usar a "curta pré-temporada" como desculpa para as más atuações dos clubes grandes. Sabe quando você vai fazer algo que não deveria, mas já tem a desculpa em mente para fazer a tal coisa? Então...Associe.

A desculpa ocorreu na derrota do Fluminense para o Madureira, no empate do Vasco da Gama com o Bangu, no empate do Botafogo com o Resende e hoje contra o Bangu, e até na vitória magra do Flamengo por 1 a 0 sobre o Audax. Quaisquer críticas que apareçam nessas partidas iniciais logo serão associadas a curta pré-temporada. Sinceramente, me desculpe se você acredita fielmente nessa desculpa, mas comigo isso não cola.

Eu tenho consciência que o período de pré-temporada dos clubes grandes são, de verdade, mais curtos do que os dos clubes pequenos. Tenho consciência também, meu caro, que isso pode atrapalhar um pouco na questão física dos jogadores. Eu não serei hipócrita em desconsiderar isso. Entretanto, se você assistiu as partidas que citei acima, vais concordar comigo que a falta de vontade, um pouco de descaso com a competição e com o torcedor, que paga o ingresso para assistir onze jogadores jogando no ritmo "tanto fez, tanto faz", e  a displicência estão acobertadas pela tal desculpa. Eu assisti a todos esses jogos e não conseguir encontrar a vontade de vencer, presente, por exemplo, nos clubes pequenos. E logo após eu ter dito isso, aparecerá uma outra desculpa: "Claro, eles querem aparecer.". É bem verdade. Eles querem realmente vencer e aparecer. E isso faz com que eu me atente a outra coisa: Por que os jogadores (hoje reservas),que poderiam aproveitar essa oportunidade de aparecer em um clube grande, não aproveitam?

Essa pergunta vai causar até uma certa dificuldade para tentar achar uma desculpa. Ou, quiçá não coloquem a culpa na tal pré-temporada curta, né? Sempre cola...

Grande abraço,

Arthur Guedes.