segunda-feira, 16 de setembro de 2013

"Não podes perder, perder para ninguém..."


O Botafogo tem jogado conforme seu hino: não podes perder, perder para ninguém. O alvinegro tem empolgado até os torcedores mais desconfiados. E acredite, meu caro, não são poucos. A cabreira torcida tem comparecido, está com o time assim como o time está com ela. Essa união só traz coisas boas. Não estou me referindo a título, mas a isso que você está vendo.

Todos nós vemos um Botafogo capaz, cascudo e fechado. Não entrarei no mérito de dizer que a mídia cisma em reduzir isto, porque você, torcedor alvinegro, não canta nas arquibancadas: "contra tudo e todos"? Então, esqueça essas teorias e feche com seu time.

Por mais que muitos ainda não se rendam a este Botafogo, muitos outros já sabem e apostam nele. 

Ontem, na Vila Belmiro, o Botafogo pode não ter jogado sua melhor partida, mas venceu bem. A partida de ontem retratou o que os dois grandes clubes representam. Um é de Pelé, o outro de Garrincha. Portanto, é claro que viríamos um futebol ofensivo de ambos os lados. E vimos. De um lado vi um Santos rápido, moleque e envolvente. Do outro, um time mais cascudo, conhecedor daquilo que faz e do que tinha que fazer.

A pressão nos minutos iniciais já virou uma característica desse Botafogo. Pressionou, e deteve, quase sempre, a segunda bola. O Santos, nesse momento, se viu acuado. Entretanto, passado isso, o Santos cresceu e criou boas chances, com rápidas tabelas e infiltrações. Mas o alvinegro contava com a volta do melhor goleiro do Brasil, Jefferson. Podem falar o que quiser, mas no Brasil não há goleiro melhor do que ele. Vive excelente fase e as convocações só o fizeram bem. Merece muito ser o titular da seleção.

Ontem ele salvou por inúmeras vezes o gol alvinegro em bons momentos do Santos. E se não fosse ele, meu caro...Bom, time que quer almejar grandes coisas precisa ter um bom goleiro. E o Botafogo tem!

Os gols do Elias mostram, que quando um time está em grande fase, contagia todo o grupo. Elias vive grande fase, não só pelo golaço contra o Criciúma, mas pelos constantes gols. Tem desempenhado bem o seu papel tático e o seu trabalho, que é fazer gol. Por outro lado, de quem nós sempre esperamos algo, não tem conseguido grandes coisas há uns 3 jogos. Clarence Seedorf ainda sim tem feito seu papel no Botafogo, que é de suma importância. Entretanto, seu desempenho caiu um pouco. Mas nada que preocupe. Lembremos que ele já não é mais um garoto.

Agora, eu queria ressaltar um ponto importantíssimo: a maturidade do Botafogo. Perto dos 20 minutos do segundo tempo, Cícero acertou um belíssimo chute e marcou um golaço. Naquele momento, era um 2 x 1, na Vila Belmiro que acabara de "pegar fogo", e um Santos que iria crescer, correto? Quase. Porque apareceu a tal maturidade que tanto faltara outras vezes para o Botafogo. A maturidade de saber segurar a partida, a pressão. Mas não catimbando, propriamente. O Botafogo soube jogar e carregar consigo aqueles 3 pontos tão importantes.

O Botafogo, meu camarada, me mostrou mais uma vez, que os muitos que confiam e apostam nele estão certos. Ah, e aqueles que ainda estão cabreiros, pode ficar tranquilo, que eles pularão para o "lado de cá".

Grande abraço,

Arthur Guedes.