segunda-feira, 1 de abril de 2013

Flamengo e Vasco pagam o preço...


Flamengo e Vasco são hoje os dois grandes do Rio que passam por um fase pífia. Porque? Temos alguns motivos, porém o maior deles é a reestruturação financeira de ambos, e do lado rubro-negro a falta de paciência para com o seu antigo treinador, Dorival Júnior. Portanto, comecemos pelo Flamengo.

Não é de hoje que a fase financeira rubro-negra não é das melhores. Sim, muito por conta das loucuras e maluquices feitas na administração da Patrícia Amorim, porém isso não vem de hoje, nem ontem. O Flamengo sempre passou por esses problemas financeiros, e mesmo assim fazia "loucuras" trazendo jogadores de nome, que indiscutivelmente resultou em títulos. Mas sabíamos muito bem que um dia isso iria estourar. E estourou. A gestão da caríssima, Patrícia, foi a gota d'água e coube à nova diretoria que entrou (bem mais séria e centrada) consertar para anos melhores. E como isso aconteceria? Simples, fazendo cortes e virando-se com o elenco que tem, sem "estrelas". E é isso que tem acontecido. O Flamengo, hoje, assim como o Vasco, sente falta de um craque, aquele que decide nos momentos mais difíceis.

Mas é compreensível, afinal o clube está passando por um reestruturação. Porém, vá explicar isso ao torcedor... Derrotas e atuações ruins, sem dúvida, aconteceriam, e aconteceram. E quem pagou o pato por isso? Aonde a corta sempre arrebenta? Sim, no lado mais fraco. E o lado mais fraco é o treinador! Tudo bem, entendo que o Dorival não era unanimidade nessa nova gestão, até por conta do salário alto, porém ele aceitou a redução e mesmo assim foi demitido. Bom, mais um caso onde foi-se criada um "crise" pela imprensa, formadora de opiniões, que consequentemente repercutiu no torcedor, fazendo-o acreditar nessa "crise". E no que deu? Chega o Jorginho, que passa ainda por período de testes com o seu elenco, para saber qual a melhor formação, time e jogadores. Normal? Claro, mas na pré-temporada, não? O Jorginho terá de fazer seus teste no meio do campeonato, e ainda terá de ter bons resultados. É muita coisa não? Os resultados não estão chegando e já pedem a sua saída... Vai entender...

Só quero que você, torcedor flamenguista, entenda uma coisa: essa troca constante de treinador só prejudica o seu clube. A imprensa, que cria essa "crise" não é prejudicada, muito pelo contrário. Pois a cada troca, ou oportunidade de cria-se uma crise, é mais notícia para eles. Agora, a cada chegada de treinador para o seu clube representa mais partidas ruins, mais bagunça. Pense bem, tenha paciência com o cara que está tentando dar continuidade no trabalho de dirigir o seu clube. Não é fácil, muito menos aqui no Brasil!

A história cruzmaltina não foge muito dessa. O Vasco da Gama passa também por essa reestruturação financeira e administrativa. O elenco perdeu importantíssimas peças, e não chegaram reposições à altura das perdidas, por conta da tal reestruturação. O elenco, assim como o do Flamengo, é fraco, e carece de um craque.

O Vasco acertou em cheio na contratação do Paulo Autuori, treinador de respeito, estrela e vitorioso. Agora, o elenco precisa de contratações, ainda mais que o próprio disse já saber da iminente perda do zagueiro, Dedé. Mas, torcedor cruzmaltino, não se desespere, pois se ele aceitou esse cargo, se ele aceitou ser o treinador do Vasco da Gama, pode ter certeza e confiar nesse cara. Coisas boas virão!

Quanto a troca de técnico do Vasco, como disse, foi acertada. Desde a saída do Ricardo Gomes, o Vasco nunca mais teve um treinador de verdade. Com todo o respeito ao Cristóvão Borges e ao Gaúcho, mas não tinham bala na agulha para treinar o Vasco. É preciso de pulso para treinador um clube grande, e eles não tiveram. Portanto, nesse caso apoio a troca de treinador.

Agora, torcedor vascaíno e flamenguista, apoie o seu clube, ainda mais sabendo que ele passa por essa fase. Mais do que nunca ele precisa de você. O elenco não pode ser o dos melhores, e você sabe disso, mas apoie e confie no clube em que você tanto ama, porque essa fase é necessária. É preciso passar por isso, para que venha, posteriormente, anos melhores.

Forte abraço,

Arthur Guedes.