segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

PH Ganso: De 10 da Seleção à banco do São Paulo


"Paulo Henrique Ganso... ". Quando ouvia-se o nome dele, você já sabia que vinha coisa boa. Ou era um lance, um drible ou mais uma de suas assistências espetaculares. Ganso era sinônimo de inteligencia, técnica e maestria. O Ganso era o nosso camisa 10 clássico, que tanto procurávamos nessa nova safra de jogadores. O Ganso era o nosso maestro. Mas porque falar no passado? Ele ainda não é? Será?

Paulo Henrique Ganso brilhou juntamente com Neymar no Santos, onde, sem dúvida, encantou à todos no Brasil e no Mundo. Ganso e Neymar eram a dupla do momento. Parecia coisa de dupla sertaneja mesmo. Neymar nos encantava/encanta com os seus dribles, arrancadas e gols, e Ganso com suas assistências,categoria, maestria e parecia maduro o suficiente mesmo com sua pouca idade. Ganso encantou o Brasil por 6 meses, mas foram os 6 meses mais brilhantes daquele ano.

E aquilo que considero como o maior fator de muitas decadências, as lesões, iniciaria mais uma. A de PH Ganso. Com a lesão, Ganso ficou fora da Seleção, do Santos ,e o Brasil correria atrás de um novo camisa 10. E eis que surge Oscar, meia do Internacional, na época. Assim como o Ganso, o meia do Internacional começa à encantar os brasileiros, e já recebe uma chance no Brasil. Mais um craque de bola para a armação do Brasil. Sem dúvida, bom para o Brasil, mas ruim para Ganso, que ainda voltara de lesão.

Ganso volta, mas sem a magia que tanto nos encantou. Parecia que nunca mais recuperaria o seu futebol, e em contrapartida, Oscar ia ganhando ainda mais confiança do torcedor brasileiro com o seu bom futebol. Mas, Ganso voltaria à reger o Santos, juntamente com Neymar. E foi! Começou a reecontrar o seu futebol.

Tempo depois surge a tal polêmica do aumento salarial. Tudo começou quando o Neymar recebeu um aumento, muito pelo o que ele estava produzindo, e Ganso se sentiu no direito, após recuperar a sua forma, de pedir uma aumento também. E assim o fez e gerou toda essa polêmica após a recusa do aumento. Bom, quem está certo e quem está errado? Não sei se há alguém correto nessa situação, mas o fim foi o mais correto possível.

Muitos fizeram a má relação, que Ganso estaria com "ciumes" do Neymar, por estar sendo lembrado e ele não. Pode até ser, mas pensemos bem: Você faz o possível e o impossível para ajudar a sua empresa a ganhar "dinheiro". Você sente que merece ser valorizado pelo seu trabalho, e acaba não sendo. O que você faz? Permanece feliz e contente? Não! Vai procurar outro lugar. Por mais que isso seja um pouco mais complicado de entender no futebol, principalmente pelo torcedor, o Ganso não se sentiu valorizado e fez o certo. Repercurtiu tanto, pois acabou indo para o rival São Paulo, mas e se não fosse? Seria chamado de mercenário também? Enfim, o Santos preferiu valorizar apenas o Neymar e o perdeu com razão. A torcida pegará no pé, mas vida que segue para os dois.

Mas no São Paulo, Ganso, ainda não conseguiu mostrar nem perto do que fez naqueles mágicos 6 meses, e hoje no forte e competitivo elenco do São Paulo, vai acabar ficando no banco. Jadson vem jogando bem, e apresentando um bom ritmo. Cañete entrou e bem no time. Ganso hoje briga com o Maicon, meia ex-Figueirense. E surge a pergunta: " Será que ele realmente voltará a jogar bem?" Sim! Na minha opinião, Ganso joga e muito! Basta esquecer tudo que ele passou, esquecer o Santos e pensar somente no seu futebol e no São Paulo. Falta ele ainda encaixar o seu ritmo de jogo com o do São Paulo, e acontecendo isso, sem dúvida ninguém o parará! Agora tudo depende somente dele.