domingo, 17 de fevereiro de 2013

Canelada decisiva!

O que vem a sua cabeça quando falamos em Flamengo x Botafogo? Lindos gols? Lances geniais? Craques arrebentando? Estádio lotado? Sim! Isso é o normal quando trata-se de um clássico desse nível. Mas você nunca pensaria em uma canelada, certo? Mesmo tratando-se de futebol, e não de UFC, a canelada do "brocador" Hernane, deu a vitória, que no fim foi merecida do Flamengo.

Se você perdeu o horário e chegou 3 minutos atrasado no estádio ou na sua sala, perdeu o gol do Hernane de canela. Jogo começou como deveriam começar todos os clássico: Eletrizante! E como disse, Hernane de canela, após escanteio, já faria Flamengo 1 a 0. Sorte? Diria que não. O rapaz vive grande fase, mesmo muitos( inclusive eu) acha-lo tecnicamente fraco.

O time da estrela solitária respondeu logo em seguida, com Fellype Gabriel acertando a trave e Vitinho perdendo boa chance de empatar. O Botafogo jogava com dois volantes improvisados, Júlio Cesar e Fellype Gabriel, o que ocasionou numa exposição fora do comum da zaga alvinegra. E quem aproveitaria isso? Sim, o xodó rubro-negro, Rafinha, que ficava sempre no mano a  mano com Márcio Azevedo, levando a melhor quase sempre, por conta da sua velocidade descomunal.

Quantas vezes, torcedor botafoguense, você já falou ou pensou: "Ah, se não fosse o Jefferson..." ? Sim, você disse mais algumas vezes hoje, e somente pela sua defesa o Rafinha não apliou o placar. O Botafogo assim como fez após sofrer o gol, respondeu novamente, com bom chute de Bruno Mendes, que Felipe defendeu bem. O jogo era "lá e cá", e não dava para respirar nem mesmo por um minuto. Não, eu não estou reclamando! Jogo bom é assim, sem tempo nem mesmo para beber uma água.

Perto do fim da partida o Flamengo ia se posicionando a favor dos contra-ataques em velocidade, e o Botafogo ia tomando conta da partida, sempre cedendo ainda mais espaço para a já exposta zaga. Mas até o apito para o intervalo o placar não alterou-se. Igualdade em campo, mas desigual no placar.

Segundo tempo seguiria com a mesma igualdade em campo? Nem tanto! O Botafogo até por conta do resultado tomou mais "conta" do jogo, buscando a iniciativa. Flamengo mostrava-se claramente a favor do contra-ataques. O alvinegro pressionava sob a batuta de Seedorf, que exautivamente tentava, porém sem ajuda, não conseguia muita coisa. Novamente víamos um Botafogo totalmente dependente do craque holandês.

Lembra dos contra-ataques do Flamengo que me referia? Aumentaram no segundo tempo. O Flamengo teve a incrível possibilidade de matar o jogo por pelo menos 3 vezes. A zaga alvinegra além de exposta jogava em linha errôneamente. Primeiro, Rodolfo, que na minha opinião foi o destaque do Flamengo na segunda etapa, entrou sozinho na área, tirou de Jefferson e sem goleiro, relembrando o ex-atacante do Fla, Deivid, chutou por cima do gol.

Aí você,torcedor alvinegro, pensa:" Serviu de exemplo para a zaga e ela parará de fazer linha." certo? Errado. Após bons lances de Rodolfo, o próprio deu de calcanhar, a zaga alvinegra dormiu, e Rafinha cruzou. Gol? Não, Bolívar tirou na ponta da chuteira. O Flamengo começou a pressionar, e Rafinha achou Ibson no buraco deixado por Lucas, mas o meia despediçou, isolando.

Cabe o velho ditado" Quem não faz,leva" ? Sim, mas somente se Seedorf tivesse 5 pulmões. O Botafogo não conseguia passar pela boa marcação do Flamengo, e após idas e vindas, Seedorf não aguentava mais. O holandês marcava, dava o passe e tinha que chegar ainda para finalizar. Com 36 anos, quase o fez bem, mas não deu. Botafogo tentava do jeito que dava, mas esse "seu jeito" não era o suficiente para mudar o placar. Terminaria o clássico com uma canelada decisiva, certa igualdade em campo, mas merecida desigualdade no placar. Flamengo vence mais um clássico e chega forte para as finais. E você, achou o resultado justo?

Abraço,

Arthur Guedes.

Flamengo x Botafogo ou Rafinha x Seedorf ?

Flamengo e Botafogo, clubes por onde passaram diversos ídolos e craques. Um possui a maior torcida do Mundo, o outro possui uma torcida que foi escolhida, predestinadamente. Um já contou com Zico, Júnior, Andrade, Sávio, Nunes entre outros. O outro, Garrincha, Nilton Santos, Gérson, Jairzinho, Zagallo entre outros. Há alguns cariocas passados, os dois sempre disputavam as finais. Mas amanhã teremos mais um ponto em comum entre ambos: os craques ou xodós. Um conta com o craque/comandante/maestro e além de tudo, multicampeão, Clarence Seedorf. O outro conta com menino/garoto ousado,escorregadio e promissor, Rafinha. E por mais que tentemos adivinhar quem decidirá a partida, seria claramente um chute, e sem dúvida, tomaríamos mais uma bofetada do futebol.

Diferentemente do derby paulista, Corinthians e Palmeiras, no do Rio eles se igualam até nas fases.Ambos vivem uma boa fase em campo e fora dele. No Flamengo as chegadas de Elias e Carlos Eduardo motivaram os torcedores. As excelentes fases dos atacantes, Hernane e Rafinha, são plausíveis ao destaque. Ibson voltando a ser reecontrar com o futebol, e Dorival começa a ter um elenco. Flamengo bem, e principalmente, bem com a torcida, fica difícil parar!

Mas como disse, se de um lado tem um embalado Flamengo, do outro a coisa não está diferente. O Botafogo vem apresentando um bom futebol, mesmo dependendo bastante das atuações de Seedorf. Esse dispensa comentários. Um cara fora de série dentro e fora de campo. E vale ressaltar o comentário feito pelo meu primo, Rodrigo Guedes, que frizou ainda mais a diferença do Botafogo com e sem Seedorf. Com ele, é um time que cria mais, e a sua qualidade contagia todo o time. Exemplo disso foram os jogos em que entrou na segunda etapa. Entrou e destruiu.Em contrapartida, o Botafogo sem Seedorf é um time lento, que prefere recuar a bola e tocar para os lados, do que atacar com objetivo. É um time sem coragem! O Botafogo com Seedorf briga pelo título, sem ele, torcedor botafoguense, é melhor nem pensar...

Do lado rubro-negro gostaria de ressaltar um receio meu quando ouço essa frase: " O Flamengo de Rafinha." Eu posso estar errado, mas vamos com calma com o menino. É uma promessa? Sim! E já nos mostrou que qualidade não lhe falta. Mas essa "pressão" em cima do garoto não é nada boa. Hoje ele vem jogando muito e decidindo, mas e quando não decidir? Eu já vi muitas promessas esvaírem-se por isso. Entendo o lado do torcedor em querer enaltecer o garoto que vem encantando a todos com suas belíssimas atuações, mas como disse, é apenas um garoto, portanto, vamos com calma.

E como disse lá no início, amanhã teremos um Flamengo x Botafogo ou Rafinha x Seedorf, como queira, de tirar o fôlego, sem dúvida. Sinceramente não me peça para dar um palpite, pois não quero tomar a bofetada do futebol. E vocês, arriscam um palpite?

Abraço,

Arthur Guedes.