segunda-feira, 10 de junho de 2013

Protesto Engenhão - Eu fui!

Foto: Arthur Guedes Dias
Eu estava lá. Ninguém me contou.

Eu vi pouco mais de 1000 pessoas pulando, gritando, exaltando a sua paixão por aquele clube regido por uma solitária estrela. Vi aqueles que sempre guardam um tempo de sua quarta-feira ou de seu domingo, guardarem também uma parte de seu sábado para protestar por aquilo que é seu. Por aquilo que está sendo tomado na maior cara de pau.

Eu tive a oportunidade de presenciar isto, um protesto pacífico, no qual, por uma minoria que criou uma confusão com o pessoal da Globo, a mídia acabou tratando esse movimento como "rebelde". É realmente uma pena, afinal muitos que não foram acabam se apoiando nessa "mensagem" da mídia, e forma uma opinião errada sobre o que realmente aconteceu. Mas assim é a mídia, formadora de opiniões...

Bem, eles foram lá para fazerem a sua parte. Estavam lá, porque o maior interessado nele (Botafogo), mais parecera pouco se importar com o fato. Alguns retrucam dizendo que seria rabo preso. Eu vos repasso essa pergunta: será mesmo?

Fato é, que o Botafogo parece não querer entrar sério nessa briga. Fato é que recebemos a notícia de um prazo de 18 meses para uma "reforma" de cobertura. Isso não existe, meu caro. Apenas para você ter noção, esse mesmo prazo de 18 meses foi dado para a reforma de todo o Mineirão. Ah, meu Deus...

Estão tirando o Engenhão do Botafogo. Aliás, mais do que isso. Estão tirando o Engenhão do carioca, meu caro.

A pergunta que sempre me faço é: por que interditá-lo? Por que apenas um laudo, justamente o que pede a interdição, é tratado como bíblia? Por que, Eduardo Paes?

Eu não tenho dúvida que há coisa por trás dessa interdição. Tem ladroagem, safadeza e afins. Mas não temos como provar. Faltam provas. Ainda falta transparência, afinal não acham que com uma "coletiva" afirmando apenas o prazo, que por sinal, é mentiroso, nos passou transparência, né?

Ainda vejo muita gente totalmente por fora do assunto. Sabem que o Engenhão está interditado, mas não sabem quase nada do motivo. Essa é a realidade. Eles jogaram isso: a cobertura precisa passar por reformas, portanto está interditado.

Será que vale a pena ressaltar, que eles estão acabando com um planejamento de um ano inteiro de um clube do dia para a noite. Que estão tirando a renda de muitos comerciantes dos arredores. Será que vale?

Bem, como de praxe esse protesto, que trato como pedir o fim das roubalheiras e mentiras, não irá ter grandes resultados. Realmente o prazo inicial será de 18 meses. Sim.Eu disse inicial. Ah, e não podemos nos esquecer das obras para as Olimpíadas, não é? Ah, meu caro, estou descrédulo de tudo!

Gostaria de apoiar um projeto que o Caio Araújo, blogueiro do Botafogo no Globoesporte.com, tem pedido veementemente. Seja sócio-torcedor, meu amigo. O Botafogo foi pego totalmente de surpresa com essa interdição, e você sabe muito bem que comprometeu e muito na sua renda. Torne-se sócio e ajude o seu clube. Não estou fazendo jabá, é apenas um pedido que vos faço. Ajude!

Esperamos dias melhores, sem roubalheira e justo. Ah, estou apenas sonhando...

Um grande abraço,

Arthur Guedes.