quarta-feira, 29 de maio de 2013

Por que, CBF?

Foto: Júlio César Guimarães/UOL
Sobre diversos assuntos em relação à queridíssima CBF, você já se perguntou: por que, CBF? Seja em relação à demissão do Mano na hora errada, em questões clubísticas, ou até mesmo em relação à jogadores. Hoje a CBF nos deu mais um motivo para fazermos essa pergunta.

Tivemos hoje uma entrevista coletiva em ritmo de Copa das Confederações com Carlos Alberto Parreira. Ele falou sobre diversos assuntos, que não dizem respeito ao post de hoje. Gostaria de ressaltar mesmo a parte onde declarou, que a CBF liberou Neymar para na próxima segunda depois da partida contra a Inglaterra no sábado, ir se apresentar ao Barcelona. " Ah, Arthur, mas o que é que tem nisso?". Calma, jovem, calma.

Após algumas outras perguntas, Parreira declarou também que fará, assim como a CBF, uma pressão enorme para trazer Dante e Luiz Gustavo do Bayern de Munique, e assim, os tirará da final da Copa da Alemanha no sábado contra o Stuttgart.

Ainda não percebeu o que tudo isso tem em comum? Sim! A falta de coerência e critério!

Por que a CBF libera o Neymar sem pensar duas vezes e com um sorriso de orelha a orelha, e faz um esforço extraordinário para trazer e tirar da final os dois jogadores do Bayern? É por que o Neymar é craque? Ah, pera lá, meu caro. O Neymar podia fazer chover, mas perante a comissão técnica e a CBF, ele deveria ser tratado de forma igual aos outros 22 jogadores. Ou será que tudo mudou mesmo e eu estou falando asneira?

Meu caro, eu não tenho nenhum preconceito com o Neymar, afinal é a nossa maior esperança para a Copa do Mundo. Porém não concordo com essa constante preferência da CBF e de todos com o Neymar. Não estou dizendo para começarmos a dar chibatadas nele, mas vamos para de "babar ovo".

Se a CBF tratou essa liberação do Neymar como "bom senso", por que não tratar assim também a de Dante e Luiz Gustavo? Se há bom senso para a nova contratação do Barcelona, têm de haver também para os outros 22 convocados. E convenhamos, é um amistoso com a Inglaterra. Pelo amor de Deus!

A CBF pode amanhã voltar atrás e liberar os dois jogadores do Bayern, mas, sinceramente, não acredito. Essa "boa vida" de Neymar não pode mais existir, aliás, nunca deveria ter existido. Isso faz perder o grupo. No Santos isso era maior ainda. Vamos parar!

Antes de terminar, gostaria apenas que refletissem e respondessem a seguinte pergunta: se o Neymar ainda estivesse à jogar pelo Santos, e tivesse uma final no sábado, a CBF tiraria ele da final para jogar um amistoso contra a Inglaterra? 

Grande abraço,

Arthur Guedes.