quarta-feira, 28 de maio de 2014

Copa do Mundo 2014 #1: Favoritos

Brasil e Alemanha: favoritos para o título

Daqui a 15 dias a tão esperada (ou não, por alguns) Copa do Mundo no Brasil irá acontecer. Não. Não entraremos em questões de estádios, dinheiro gasto, protestos, nada disso. Venho pra debatermos sobre os favoritos dessa Copa. Muitos, quando perguntados, apontam até 8 seleções. Mas calma. Nessa Copa as coisas estão diferentes e eu irei vos explicar.

Ao perguntar uns amigos meus recebi diversas respostas, porém a "base" era basicamente a mesma: Brasil, Argentina, Alemanha, Espanha, Inglaterra, França, Itália...E, se você responderia esta mesma base, eu discordo um pouco de ti. Em outras Copas houve uma disputa maior, não tínhamos uma ou duas seleções em destaque com relação as demais. Nessa Copa do Mundo, por exemplo, temos a atual campeã Mundial, Espanha, vivendo uma fase não tão magnífica, como antes. E, por isso, quando me perguntam, eu não afirmo a Espanha como favorita ao título.

Mas, vamos ao que interessa, né? Quem eu afirmo como favorito ao título da Copa do Mundo 2014? São duas, meus caros: Brasil e Alemanha.

Vamos começar por nós, Brasil. Somos os anfitriões, pentacampeões Mundiais, temos uma seleção jogando redondinho e o 12° jogador, que nenhuma outra seleção terá. Precisa de mais para sermos considerados favoritos? A vinda do Felipão e do Parreira, dois campeões Mundiais, foi espetacular. Muitos questionaram quando chegaram, mas após ver o trabalho que eles estão fazendo - praticamente impecável, após pegar uma desgastada seleção - é impossível rechaçá-los.

A seleção brasileira, que antes não tinha uma equipe forte, hoje tem um grande conjunto unido, simbolizando a velha "Família Scolari". A seleção, que antes não tinha um padrão de jogo, hoje é muito bem postada ofensivamente e, principalmente, defensivamente. É, as coisas mudaram, simplesmente por ter chegado à seleção um TREINADOR, que é identificado com o país e com a própria seleção. Aos poucos, Felipão foi dando a sua cara ao time, dando chances a quem merecia e até a quem não merecia. Dos 23 convocados para a Copa do Mundo, 16 atletas foram campeões da Copa das Confederações. Portanto, a base já havia sido montada há um bom tempo, e está seguiu com apenas algumas adições.

Com Fred como artilheiro, David Luiz e Thiago Silva fazendo a dupla de zaga mais cara do planeta e tendo Neymar como o craque da seleção, dificilmente haverá alguém afirmando que o Brasil não é um favorito. O Brasil, por essas e outras, é o GRANDE favorito da Copa do Mundo.

Logo atrás vem a Alemanha, sempre forte, competente e ofensiva. A base alemã foi montada há tempos, na Copa do Mundo da África. Naquela época, Gotze, Reus e Ozil, por exemplo, eram promessas. Hoje, são titulares absolutos, em seus respectivos clubes e indispensáveis na seleção. O futebol apresentado na Copa de 2010 já era vistoso e alegrador ao público, hoje, em 2014, segue o mesmo. A seleção ainda conta com jogadores como Bastian Schweinsteiger, Andre Shurrle, Toni Kroos, Philipp Lahm e o goleirão Manuel Neuer.

A Alemanha, diferentemente de Espanha, Itália e Inglaterra, renovou. Aliás, renovou bem antes, com o pensamento lá na frente, no caso, aqui, em 2014. Não é à toa que está sendo considerada como favorita pelo estilo de jogo que detém e, principalmente, pelo elenco que pode contar. É uma grande seleção e, sem sombra de dúvidas, se nós, Brasil, não vencermos essa Copa, ela será da Alemanha.

Grande abraço,

Arthur Guedes.
(Facebook: https://www.facebook.com/arthur.guedes.54)
(Twitter: @GuedesLoco)