sábado, 20 de abril de 2013

Papo Firme - Guilherme Ceretta

Papo Firme de volta, e hoje com um convidado mais que especial. Ele que é árbitro profissional aspirante FIFA, é modelo, e super gente fina. Apitou o 100º gol de Rogério Ceni, e já foi mordido por um cachorro em plena partida. Nasceu em Sorocaba no dia 25 de novembro de 1983, e apareceu para a arbitragem em 2002. Hoje o papo firme é com você: Guilherme Ceretta de Lima.


1) Como foi a sua infância? Jogava futebol? Precisava ser o dono da bola ou jogava bem?
Na infância eu não era muito bom não,era sempre reserva.Eu jogava futsal e só entrava para bater faltas,pênaltis e tiro de 7 metros, já que sempre chutei muito forte.Mas sempre joguei, e até hoje jogo,mas com o tempo eu fui melhorando...     

2) Desde quando você pensou: eu quero ser árbitro de futebol? Alguém influenciou nessa ideia?
Meu tio Hélio era árbitro de futsal, e nos churrascos da família sempre quando meus primos brincavam de jogar,eu já pegava o apito e os cartões e brincava de apitar.E o negócio ficou sério.


3) O que leva uma pessoa a querer ser um árbitro de futebol? Muitas pessoas devem se perguntar isso, afinal é uma profissão um tanto quanto ingrata, não?
Muito! Não sei se faria tudo de novo,porém hoje é legal ser reconhecido de maneira positiva em uma profissão como essa.Não é nada fácil...Muitos sabem a metade do que é ser árbitro de futebol. A outra como começar na várzea,passar situações perigosas a troco de uma satisfação pessoal, muitos não sabem...


4) Muitas pessoas não sabem, mas você também é modelo. Como é conciliar arbitragem com isso?
Faço trabalhos de modelo desde os 14 anos,e hoje a arbitragem passou à frente da carreira de modelo.Me dedico integralmente a arbitragem,e os trabalhos que aparecem eu faço em dias que não tenho trabalhos com a arbitragem ou não os faço.Não tenho nenhuma dúvida que uma coisa puxa a outra, mas ser árbitro, nesse momento, merece meu foco.


5) Na sua carreira, dentre inúmeros jogos realizados você é lembrado pelo Corinthians e São Paulo, onde o Rogério Ceni marcou o seu 100° gol. Como foi participar desta partida?
São alguns jogos memoráveis,e esse faz parte de alguns deles.É importante para que as pessoas passem a te conhecer.

ARBITRAGEM

6) Ceretta, é indiscutível que a fase da arbitragem, hoje, é horrenda. Erros atrás de erros. Porque tantos erros? Tá faltando preparo?
Não vejo dessa forma.Acho isso um exagero.Os acertos são muito maiores que os erros. Tenho uma opinião discutível,mas vejo a imprensa sem assunto,e um erro de arbitragem valioso demais para esse veículo de comunicação, afinal não precisa “ir atrás” eles acontecem.


7) Eu percebo que muitos árbitros apitam, por exemplo, no domingo e na segunda já está exercendo sua outra profissão. Eu não concordo com isto. Qual a importância da profissionalização da arbitragem, na sua opinião? É o que tá faltando para muitos?
Não,os erros vão continuar acontecendo mesmo com a profissionalização.Nós iríamos ser cobrados ao extremo e continuaríamos não sendo perfeitos.A profissionalização seria uma saída para a diminuição e não para o fim dos erros.


8) Recentemente foi implementado no vôlei o uso da tecnologia, e agora cada equipe poderá pedir um desafio, onde será revista a imagem para saber se a bola foi dentro ou fora da quadra. No futebol seria capaz implementar o uso da tecnologia? 
Sim. Na minha opinião somente pra confirmar se a bola ultrapassou a linha de meta entre os postes. Mais do que isso o futebol perderia todo esse efeito mágico de discussões.

9) A tecnologia da bola com chip, por ser bastante caro, foi deixada para trás por muitas federações. Porque deixar para trás uma tecnologia que poderia evitar tantos erros? 
Exatamente para que muitas pessoas não perdessem o emprego.Afinal, qual a graça do futebol se não tivermos a tal da interpretação? Cada um tem a sua, e isso que faz o esporte ser gigantesco monetariamente.


10) Recentemente, como no jogo entre Botafogo e Madureira pelo campeonato carioca, o árbitro em questão, Phillip Bennet voltou atrás num pênalti, após 2 minutos. Está sendo estudado se houve uma interferência externa, mas nada ainda foi comprovado. A interferência externa é um caso grave, não? Caso seja confirmada, quem pagará por isso? O árbitro?
Como sou árbitro atuante,para não ser anti-ético prefiro não responder.


11) Você acredita que as "milhões" de câmeras e as transmissões com cada vez mais recursos, expõe mais os árbitros?
Não, eu ainda acho que existem poucas câmeras.Teria que ter uma para cada jogador e para cada árbitro...Quanto mais imagens,mais conseguimos provar nossos acertos...

RAPIDINHA:

1) Ídolo: Meus pais.
2) Paixão: Minha esposa Carolina e minha filha Manuella.
3) Sonho: Apitar Libertadores.
4) Música: Sertanejo Universitário.
5) Arrependimento: Nenhum.

E assim encerra-se esse bom papo com o Ceretta. Quero agradecer novamente ao Guilherme por ter sido atencioso desde o primeiro contato até o fim da entrevista. Quero desejar-lhe mais bons jogos, e que seu desejo se realize. Espero que tenham gostado. Caso queira segui-lo no twitter, aqui está: https://twitter.com/arbitroceretta

Forte abraço,

Arthur Guedes.