quinta-feira, 3 de março de 2016

A lista de Dunga

Neymar permanece sendo o nome de maior peso da Seleção Brasileira
Dunga convocou as suas 23 peças para disputar as duas próximas partidas pela Eliminatória para a Copa do Mundo de 2018, contra o Uruguai e Paraguai. A lista é formada por:

Goleiros: Alisson, Marcelo Grohe e Diego Alves;
Laterais: Danilo, Daniel Alves, Filipe Luis e Alex Sandro;
Zagueiros: David Luiz, Marquinhos, Miranda e Gil;
Volantes: Luiz Gustavo e Fernandinho;
Meias: Phillipe Coutinho, Kaká, Lucas Lima, Renato Augusto, Oscar, Willian e Douglas Costa;
Atacantes: Neymar, Hulk e Ricardo Oliveira;

Alguns bons nomes, outros não deveriam estar mais presentes e, por fim, nomes que não foram lembrados, mas que deveriam ser convocados. Vamos por parte. 

Na meta da Seleção Brasileira podemos perceber as ausências de Cássio e Jefferson, nomes testados anteriormente. Não tenho nada contra os três nomes chamados por Dunga hoje, caso de Alisson, Marcelo Grohe e Diego Alves. São bons nomes. Mas não formam o trio ideal. Alisson tem um potencial enorme a ser explorado. O goleiro do Grêmio, Grohe, vive talvez o seu auge. E Diego Alves vai voltando a sua boa forma. Mas Jefferson vem sendo o melhor goleiro do país há um bom tempo, mesmo quando atuou na Série B. Foi culpado por erros em conjunto. Dunga foi injusto. E mostra que justiça nunca foi seu forte. 

Outro que sofre com injustiças do ex-volante do Internacional é o Thiago Silva. Não dá para aceitar que um dos melhores zagueiros do Mundo – fato constatado pela FIFA, ao estar presente na Seleção do ano da FIFA – esteja fora da Seleção. O que aconteceu em 2014, o tal 7 x 1, precisa ficar lá. Não pode haver birra ainda por alguns atletas que viveram aquilo. 

Nas laterais, só faço uma menção ao Marcelo, do Real Madrid. Dunga explicou que ele passa por constantes lesões e, no momento, está tratando uma. Nesse momento, de fato, é compreensível a sua ausência. Apesar de não ter muito comprometimento defensivo, Marcelo ainda é o melhor nome que temos para a posição.

Na “volância”, Luiz Gustavo foi acertadamente convocado. Mas Fernandinho não tem mais espaço. Não merece. Se Dunga quer testar, que teste nessa posição. Temos bons nomes, como o Allan, do Napoli-ITA, que faz boa temporada juntamente com a equipe italiana que briga nas cabeças pelo título. 

Dunga acertou ao convocar os meias Lucas Lima, Renato Augusto e Willian. O santista é o principal nome de esperança que temos para 2018 no setor. O ex-corintiano merece pela temporada passada. E o jogador do Chelsea vive grande momento nos blues. As presenças de Kaká e Oscar são bastante contestáveis. O meia do Orlando City, aos 33 anos, serve apenas como referência para os nomes mais novos. Não está jogando em alto nível há algum tempo. Já Oscar, desde a temporada passada, não vem correspondendo tamanha paciência e confiança de Dunga. Já era para ter perdido essa vaga, por exemplo, para o Lucas, do PSG. Outro nome que poderia ganhar o espaço de Kaká é Nenê, do Vasco da Gama. Que desde o ano passado vem ‘gastando a bola’. 

No ataque não tem muito a ser feito. Neymar é nome certo, único titular absoluto. Hulk tem seus momentos, mas não me convence há algum tempo. Ricardo Oliveira, apesar da idade avançada, ainda é o melhor centroavante que temos. Fred poderia voltar a ser pensado novamente, vide as aparições do camisa 9 do Santos. É uma boa discussão. Um nome que poderia aparecer é o de Jonas, do Benfica, que vive, desde a temporada passada, uma fase muito boa. Somando as temporadas 2014/15 e 2015/16, o ex-atacante do Grêmio soma 59 gols em 69 partidas. Será que está bom?

Portanto, a minha convocação seria:

Goleiros: Jefferson, Marcelo Grohe e Alisson;
Laterais: Danilo, Daniel Alves, Filipe Luis e Alex Sandro (Marcelo*);
Zagueiros: Thiago Silva, Miranda, David Luiz e Marquinhos;
Volantes: Luiz Gustavo e Allan;
Meias: Philippe Coutinho, Willian, Renato Augusto, Lucas Lima, Douglas Costa e Nenê;
Atacantes: Lucas, Neymar, Jonas e Ricardo Oliveira

*Sem lesão, Marcelo seria convocado.