quarta-feira, 26 de setembro de 2012

G4 do Brasileirão !

Elenco é fundamental. Estrutura, entrosamento, comprometimento, comissão técnica, tudo isso pesa. Mas, o que é indiscutível, é que ,para se obter sucesso no campeonato de pontos corridos é preciso ter um plantel forte o suficiente para sobreviver ao tenebroso calendário do futebol brasileiro.

Ao término da 26ª rodada, desenhou-se a briga pela última vaga no G4. Nela estão Vasco, São Paulo, Internacional e Botafogo. E por causa única e exclusiva de elenco, na minha opinião dois clubes levam vantagem na disputa : Inter e São Paulo.

                                    
Se formos analisarmos por entrosamento, acredito que o Vasco esteja na frente, mesmo após ter perdido peças importantíssimas como Rômulo,Fágner e Diego Souza, o elenco vem jogando junto há bastante tempo, e é tambem um dos mais experientes, acostumados a brigar lá em cima. E com a chegada do técnico Marcelo Oliveira, em tese, renovou os ares e animou os atletas e até a torcida. O que não anima muito são os salários atrasados e a polêmica da falta de água...

O Botafogo tem Seedorf. Mas é pouco. Com todos à disposição, o Oswaldo pode montar um time interessante, apesar da improvisação de Elkeson como camisa 9 ( o que mostra um pouco a carência e desequilibrio do elenco). Rafael Marques não encaixou, pois acredito que o próprio Oswaldo o queimou, pois quando o põe, coloca faltando 10 minutos. Entretanto, qualquer lesãozinha ou suspensãozinha pode comprometer a sequência do time , porque a reserva é frágil. Não consegue repor sequer perto da altura. E alguns titulares, em especial os do sistema defensivo, não têm inspirado confiança nem segurança.

Por essas e outras, que se formos analisar friamente, visando somente os elencos, aposto nos Inter e São Paulo para o quarta vaga. Pelo número de jogadores mais qualificados por posição, seja no campo ou no banco, vejo Tricolor e Colorado com mais chances que Cruzmaltino e Alvinegro.

É claro que eu não sei o que vai acontecer, pois trata-se de um palpite.Porém, vale ressaltar nessa análise a trajetória de jogos que resta ( faltam 12 rodadas), especialmente os confrontos diretos, envolvendo principalmente o Vasco, que pode ser o fiel da balança. Porque recebe o São Paulo pela 29ª rodada em São Januário, visita o Botafogo no Engenhão pela 31ª, e recebe o Inter na 32ª. Ou seja, é torcer, torcer torcer!