terça-feira, 11 de junho de 2013

Futebol: o realizador de sonhos

Foto: Fifa
Ah, o futebol... A incrível "coisa" de outro mundo, que consegue parar, emocionar e fascinar todo um planeta. O quão o futebol foi e ainda é importante para o planeta é algo indiscutível e de consciência de quase todos. Afinal lhe faltam adjetivos. Mas eu vim aqui mesmo para destacar o outro incrível poder: a realização de sonhos.

Como bem sabemos a seleção do Taiti disputará a Copa das Confederações daqui à 4 dias, pois foram os campeões da Oceania. Mas você sabe o que realmente isso proporciona à eles? Sabe o quão isso é importante para o país? Rapaz, eles estão vivendo uma experiência única, afinal do elenco inteiro apenas o Marama Vahirua é jogador profissional. Eles vivem um sonho num esporte campeão em realizar sonhos.

Eles ficaram extremamente assustados e felizes ao ver a quantidade de pessoas que os aguardavam no desembarque. Eles não acreditaram quando jovens estudantes chegavam até eles e pediam um autógrafo. Por um dia eles estavam vivendo aquilo que sonhavam todas as noites quando deitavam a cabeça no travesseiro.

Você já sonhou enfrentar uma seleção campeã do mundo? Você já sonhou em representar seu país? Você já sonhou em enfrentar jogadores com um nome maior que seu país inteiro? Então, meu caro, eles sim. O futebol unido ao esforço deles, dão essa oportunidade de ouro. Talvez não passem da primeira fase. Talvez não façam um gol sequer. Mas um sonho sempre termina bem, não é?

A seleção do Taiti, de cara, é tratada como amadora, afinal diversos jogadores do elenco não são profissionais da bola. O elenco conta com um motoboy, estivador e até alpinista. Mas lhe garanto uma coisa, meu caro: o amor pelo futebol é o mais profissional possível.

Para muitos lhe faltam oportunidades. A dificuldade de um país pequeno todos nós conhecemos, ainda mais um país sem história no futebol até então. Mas eles estão aí para transformar isso. Eles querem começar uma história. É claro que não são nem um pouco favoritos para o título da Copa das Confederações, mas quem apostaria neles para o título da Oceania, tendo as favoritas, Austrália e Nova Zelândia? Eles começam a escrever as primeiras páginas do livro, que por agora ninguém compraria, mas que posteriormente a venda desse livro será certa, meu caro. Pode ter certeza!

Um grande abraço,

Arthur Guedes.