domingo, 19 de maio de 2013

Salve o Corinthians!

"Salve o Corinthians, o campeão dos campeões, eternamente dentro dos nossos corações, Salve o Corinthians de tradições e glórias mil, tu és orgulho dos esportistas do Brasil."

 Foto: José Patrício/Estadão

Corinthians, timão ou todo poderoso. O clube que consegue ser o mais odiado e querido ao mesmo tempo. O clube que mexe com a massa. O campeão da Libertadores e Mundial é também o campeão paulista 2013. Parabéns, Corinthians!

Os comandados de Tite jogaram mais uma vez com raça, vontade e, também, qualidade. Muitos consideram o time do Corinthians mais "raçudo" do que bom. Pera lá, galera! A raça não pode nem deve entrar nessa discussão, afinal é uma característica do Corinthians, e é cobrada partida por partida, sem exceções. Mas um clube campeão invicto da Libertadores, campeão Mundial passando pelo Chelsea, podendo contar com Renato Augusto, Emerson Sheik, Paolo Guerreiro e Pato, pode não ser considerado bom?


Ah, eu falei do cara que comanda todo o Corinthians? Sim, o Tite! Antes de tudo, gostaria de parabenizar a direção corintiana, mais especificamente ao Andrés Sanches, por ter feito a melhor coisa para o Corinthians: manteve o Tite mesmo depois de uma pressão descomunal após a queda na pré-libertadores. Sabe todos esses títulos que citei lá no início? Dadas as devidas proporções, pelo fato do Tite não entrar em campo e jogar, deve-se à ele. O 'cara' conseguiu montar um esquema à frente daqueles ultrapassados. O 'cara' consegue gerir um elenco cheio de bons nomes, sem que nenhum abra o "bico" para reclamar. O 'cara' que colocar o Pato no banco e mostra o porquê de estar lá. Tite, assim como o Cuca, são os melhores treinadores que temos hoje, e são os que sobressaem ao meio de tantas "laranjas podres".


Eu vou me ater pouco a partida, mas gostaria de ressaltar algumas coisas. Vamos deixar claro, de uma vez por todas, que por mais craque que seja o Neymar, uma andorinha só não faz verão. O time/elenco do Santos é muito fraco, e percebemos mais uma vez isso. Nem vou comentar a tamanha dependência de Neymar, afinal todos nós já sabemos. Mas as pessoas se perguntam: " Ah, Arthur, mas dá para não ser dependente de um cara como o Neymar, que decide muito?". É claro que dá! E encontramos essa explicação no melhor clube do Brasil, Atlético-MG.


Quem é o craque do Atlético-MG hoje? Sim, Ronaldinho Gaúcho. Vou apenas lhes fazer uma pergunta: O Atlético-MG é dependente do Ronaldinho Gaúcho? Não, amigo, não é! O Ronaldinho Gaúcho inegavelmente é o craque do Galo, porém o mesmo Galo não depende dele para vencer. O Ronaldinho é um complemento, o "toque a mais" no Galo e, claro, o cara que decide. O Atlético-MG sem ele seria o mesmo Atlético, somente com um pouco menos de brilho.


Mas agora eu lhe darei o outro lado, o mesmo que ocorre com o Neymar, mas com o mesmo Ronaldinho. Lembra quando ele ainda jogava pelo Flamengo? Se bem se lembra, o time/elenco do Flamengo era tão ruim ou pior do que o atual do Santos. E o que o Ronaldinho Gaúcho era? Era tudo! Tinha que ser craque, decidir todas as partidas, e em meio aos demais "pernas de pau", o Flamengo tornava-se dependente do Ronaldinho. E se sua memória continuar a não falhar, lembrará também que o mesmo Ronaldinho sofreu uma pressão enorme por não aguentar carregar o time nas costas. Opa, chegamos novamente ao Neymar. O Neymar, por melhor que seja, não está mais aguentando levar nas costas esse time do Santos. 


Bom, jogadores/craques como Neymar, Ronaldinho e outros precisam acrescentar, dar aquele "toque a mais" num elenco bom. No futebol que vivemos, uma andorinha apenas não vai mais fazer verão, jovem!


Parabéns novamente ao Corinthians por mais um título, e este com gosto de retribuir a torcida por aqueles belíssimos aplausos na eliminação da Libertadores. Comemorem corintianos, pois vocês merecem e podem! 


Grande abraço,


Arthur Guedes.