sábado, 26 de julho de 2014

A culpa é da distância...



Numa linda tarde de Copa do Mundo, o futebol encontra o Brasil na rua, e na hora grita o seu nome:

Futebol — Brasiiiiil, meu grande camarada. Tudo bem?

Brasil — Ô, futebol...Tudo indo...E com você?

F — Por aqui as coisas estão mudadas, modernas. Agora, me conte que desânimo é esse, meu campeão?

B — Ah, futebol...Faz tempo que não consigo encantar mais como antigamente. Fui humilhado, vaiado e hoje contra a Holanda, tomei mais um passeio. Estou perdido!

F — É, meu pentacampeão...As coisas mudaram, lembra? Eu me modernizei, as seleções também. Há muito tempo que não consigo te encontrar, meu amigo. Você parou no tempo e andou na direção contrária a minha. O que está havendo com você, Brasil? É problema financeiro?

B — Quem dera, futebol...Antes fosse problema financeiro. Dinheiro não anda me faltando não, muito menos aos meus jogadores.

F — Ué, e por que anda sumido de mim?

B — Meus pais, Futebol. Eles não acham você uma boa companhia para mim. Querem que eu fique distante de ti.

F — Oras, mas logo de mim? Eu nunca quis seu mal. Aliás, só quero te levar para o caminho bom, do bem...

B — É, eu sei, Futebol. Mas eles não deixam, em hipótese alguma. Não era nem para estar conversando contigo. Se eles me pegam aqui contigo...Estarei frito. 

F — Mas Brasil, meu amigo...Não achas que está na hora de crescer e ter a sua vida? Olha o rumo que você está tomando...Há tempos atrás você era temido por todos, detinha um belíssimo jogo. Hoje, qualquer seleção com um pouco mais de qualidade passa por cima de ti, meu pentacampeão. Não acha que está na hora de repensar?

B — Ih, olhe meus pais ali...Tchau, Futebol...Tchau.

E o Futebol - triste por estar perdendo um grande amigo - segue mais uma tarde de Copa do Mundo, com um semblante para baixo e sem ter muito o que dizer. O Futebol não consegue encontrar o Brasil. E quando consegue, seus pais proíbem. Quem são os pais do Brasil? REFLITA!

Ilustração: Lucas Cristovam

Twitter: @sr_cristovam