sábado, 5 de outubro de 2013

Um beijo e abraço, 2013!


Não é pessimismo, descaso ou ,muito menos, torná-lo o patinho feio das mídias. O Botafogo, por si próprio, está se despedindo de 2013 da mesma forma de anos atrás: com uma mão na frente e outra atrás. 

Uma parte dos alvinegros vão dizer que isso é referente a falta de elenco. Outra parte dirá que o Engenhão atrapalhou todo o planejamento alvinegro, e essa fase se deve à isso. Eu não serei hipócrita em desconsiderar todos essas adversidades que ocorreram ao Botafogo. De fato, eles tiveram sua importância. Agora, você, que olhou o Botafogo líder jogar e, agora, este Botafogo que não vence há 5 jogos jogar, sentirá que o problema não está relacionado aos citados acima. O problema é dentro de campo.

O Botafogo líder, elogiado e que surpreendia, era o que era, porque tinha jogadas. O Seedorf e Lodeiro decidiam. O Rafael Marques já se tornara um "ídolo" e recebiam as desculpas de todos aqueles que tanto falaram mal dele. Os garotos, Dória e Gabriel, eram grandessíssimas revelações. Aquele Botafogo só detinha pontos positivos.

No Botafogo de hoje, Seedorf e Lodeiro são vaiados, não atribuem em nada para a equipe e se tornaram "meros mortais". O Rafael Marques voltara a "estaca zero", e todos aqueles que pediram desculpas à ele, agora dizem: eu falei! Os garotos, Dória e Gabriel, já não são mais grandes revelações. Esse Botafogo não possui mais pontos positivos. Por que mudou tanto?

Muitos se fazem essa pergunta e não conseguem achar a desculpa correta. O Botafogo de hoje e aquele que era líder, ambos, não possuíam elencos. Não foi isso que mudou. O que mudou, ou melhor, o que não mudou, foram as jogadas. Eram elas que faziam esse Botafogo diferente. Essas jogadas se extinguiram. O Botafogo precisava se reinventar. Entretanto, não consegue. Hoje, é um time sem jogadas, covarde, que prefere recuar e tocar a bola na defesa a atacar. Na partida de hoje contra o Grêmio tivemos um exemplo disso. Com exceção do lateral Gilberto, todos os jogadores alvinegros se resumiam a recuar e tocar para trás.

As jogadas não existem. Parece que o alvinegro não treina. E dessa forma, o Botafogo "de hoje" se tornou um time normal, daqueles que ficam no meio da tabela e que não protagonizam nada. O Botafogo "de hoje" é aquele bem conhecido pelos torcedores. O Botafogo "de hoje" se despede de 2013 com uma mão na frente e outra atrás.

Grande abraço,

Arthur Guedes.