sexta-feira, 15 de novembro de 2013

118 vezes Flamengo!


Uma pessoa pode viver até 70, 80, 90, quiçá 100 anos, não é? Mas e um clube? Um clube tem uma data de validade também? Alguns, sim. Aqueles que acabam engolidos pelo nosso sistema capitalista acabam tendo uma "data limite". E um clube que possui a maior torcida do Brasil pode ter uma "data limite"? Parabéns, Flamengo!

De Zico a Hernane. Não! Não ache que eu estou fazendo algum tipo de comparação. Por favor! Se tem algo que possa ser comparado nesse momento é a capacidade de ambos conseguirem alegrar tal maior torcida do Brasil. Seja em 1980, seja em 2013.

Por vezes, me pego pensando sozinho sobre essas questões que envolvem discussões entre torcedores rubro-negros e rivais. Discussões com relação à títulos, torcida e afins. E, às vezes, paro para tentar entender tal grandeza do Flamengo. Por que ele têm o "algo a mais" que os demais não possuem? Por que todos os rivais torcem contra o Flamengo? Por que tal "raiva"? E foi através de perguntas que achei a resposta, que era tão óbvia quanto somar 2 + 2: por ter o "algo a mais".

Entretanto, uma história de um grande clube não se constrói apenas com vitórias e feitos. Nessas 118 vezes de Flamengo houveram choros, irritações, polêmicas e dívidas. Mas você se lembra que o Flamengo é o clube diferente, que não possui a tal "data limite"? Então, outros clubes não conseguiriam passar dessas fases ruins e, almejar e conseguir coisas melhores. O Flamengo tinha que passar, pois tinha uma nação consigo, que não o deixava parar. E seguiu até hoje.

Passaram pelo clube craques, pernas de pau, enganadores e o clube permaneceu. Permaneceu para ficar ai, sendo o clube mais odiado e amado ao mesmo tempo.

O Flamengo, hoje, está na final da Copa do Brasil. Está lá por você, que faz parte dessa nação rubro-negra. E o maior presente que você pode ganhar não é ver o seu time ser campeão agora. O maior presente que você poderia receber é a oportunidade de poder, ao menos, apoiar o seu clube na final, que você mesmo levou. Porque, meu caríssimo leitor, o Flamengo não se construiu por pessoas que pagavam R$280 num ingresso. As vozes que o apoiam sempre, fazem o possível e o impossível para estarem ali, apoiando. Essas são as pessoas que construíram o Flamengo até hoje. E são essas que merecem esse presente.

Mas uma nação nunca abandona, né? Porque já diz o hino: "Uma vez Flamengo, Flamengo até morrer...".

Parabéns, FLAMENGO!

Grande abraço,

Arthur Guedes.