terça-feira, 30 de julho de 2013

É a solução?

Foto: Jefferson Bernardes / AFP
A trajetória do Vanderlei Luxemburgo no Fluminense apenas está começando, mas a vida dele no tricolor não será nada fácil. A sua chegada já foi conturbada, afinal ele não era o "preferido" do presidente, Peter Siemsen, mas era o predileto do patrocinador master do clube. E a voz do patrocinador master (Celso Barros) parece ter mais vigor que a do próprio presidente. Fim dos tempos? 

Eu, há tempos, tenho dito nas redes sociais que o maior problema do Fluminense não era o Abel. O maior problema do Fluminense foi não ter se reforçado para a defesa de título. O Fluminense quis manter o mesmo elenco, mas esqueceu-se das possíveis perdas que ocorrem no decorrer do ano, tais como: Thiago Neves, Wellington Nem e Deco.

"Ah, Arthur, mas o Deco ainda está jogando. Maldade dizer isso!". Jogando, meu caro? Ele está tentando, meu camarada. O Fluminense já tinha indícios no ano em que foi campeão que o Deco não aguentaria mais o tranco. E contratou? Não! Muito pelo contrário, apenas teve baixas.

O elenco se enfraqueceu, e claro, que o desempenho iria se fraco também. Não estou dizendo que o time do Fluminense está fraquíssimo e irá brigar para não cair. Não! Mas, sinceramente, com esse elenco o time não vai brigar pelo título!

Entretanto, entendo completamente a queda do Abel. Principalmente aqui no Brasil, a corda sempre arrebenta no lado mais fraco. E qual é o lado mais fraco, meu caro? Isso mesmo! O treinador. O elenco pode ser o pior da face da Terra, mas a culpa tem que ser de alguém. A culpa tem de ser sempre individualizada. É assim que as coisas funcionam, não?

Não entrarei no mérito para falar muito da atuação do patrocinador master do Fluminense. Já disse outras vezes o quão ridículo acho isso. O Fluminense abriu brecha para eles e hoje não tem mais o controle das coisas. Tudo se deve a Unimed, e assim eles vão vivendo. Um dia isso ia ter um preço. E está tendo.

O Luxemburgo vai chegar e você me pergunta: o que vai ser? Eu sinceramente não posso ter afirmar nada. Nem prever. O Luxemburgo não faz um bom trabalho há tempos. Foi bem no Brasileirão do ano passado levando o Grêmio a Libertadores. Mas nesse mesmo ano perdeu o estadual e foi eliminado precocemente da Libertadores. Os números e retrospectos não favorecem. Mas de números a Unimed entende, não é? Então, tomara que eles estejam certos.

Grande abraço,

Arthur Guedes.