segunda-feira, 6 de maio de 2013

Botafogo de Futebol e Regatas - Campeão Carioca 2013

"Botafogo, Botafogo,campeão desde 1910.Foste herói em cada jogo,Botafogo, por isso é que tu és,e hás de ser nosso imenso prazer,tradições aos milhões tens também,tu és o glorioso,não podes perder,perder para ninguém!"
             

Ah, o Botafogo... O herói em cada jogo, o glorioso que não pode perder para ninguém. O clube predestinado por diversas vezes, foi mais uma vez. O predestinado clube que arrancou o choro emocionado do multi-campeão, Clarence Seedorf. O predestinado que valorizou e defendeu o clássico título estadual, que para muitos está falido. O predestinado que venceu!

O blogueiro que vos narra, estava longe de estar 100% nos dias que antecediam a final. Mas realmente parece que a estrela solitária olha por todos os botafoguenses, e olhou para mim. Parecia mesmo que eu precisava estar 100%, assim como o Botafogo, para assistir a mais uma glória. E estive! 

O Botafogo foi o "algo a mais" de um campeonato menosprezado por muitos, porém não todos. O campeonato que teve dois "grandes" fora das finais, e "pequenos" muito fracos tecnicamente. O campeonato que tinha tudo para ser menosprezado também por um tal multi-campeão, mas não foi. Muito pelo contrário, afinal este jogou como se estivesse em uma partida de Champions League. Mas, deixemos esse 'senhor' mais para frente.

O Botafogo, contrariando a normalidade, jogaria com a vantagem. Vantagem virtual e psicológica, mas um clube que nunca precisou disso para vencer, não seria agora que se apoiaria nisso. O alvinegro jogou como sempre. Talvez não tão bonito e envolvente, mas objetivo. O Botafogo mais uma vez foi o Botafogo.

A partida foi predestinada assim como o campeão. O "herói" que já havia sido "vilão": Rafael Marques. Ah, o Rafael. Aquele que era vaiado inclusive quando se encontrava no banco de reservas. Aquele que demorou mais de 20 jogos para marcar o seu gol. Aquele que deu o título para o alvinegro.O Rafael Marques foi mais um à ser predestinado. Foi mais um a perceber como é diferente "ser Botafogo".

Muitas vezes as pessoas se questionam o porquê de ser Botafogo. O porquê eu não sei ao certo, afinal você não escolhe ser, e sim é escolhido. Talvez ser Botafogo é saber que quando não for na primeira, será na segunda. É prender a respiração no ataque adversário mesmo sabendo que a nossa defesa é a melhor. É contar com a sorte uma vez ou outra. Ser Botafogo é ser Botafogo!

Lembra do tal senhor que citei lá no início? Ah, este 'cara' é de outro Mundo. É impressionante a sua vontade de jogar cada partida, independentemente, do adversário e do "campo". É impressionante a sua liderança, que para muitos pode ser rude, por vezes, mas que é de suma importância para os jovens alvinegros. A sua vontade de repassar as suas experiências é incrível. Como todo grande clube, tem de haver um grande líder. O Botafogo tem, e todo o Brasil está percebendo.

Arrisco-me a dizer que este holandês já se tornou mais que um ídolo. Por quê? Pela sua postura, filosofia, e tudo mais que disse anteriormente. O seu choro após a conquista, foi um choro de quem trabalhou para aquilo. O seu choro emocionou o Brasil, quiçá o Mundo, mesmo sem querer emocionar. Ele não faz essa questão de aparecer, e já provou isso. Aquela emoção veio do coração, que se transformou em choro verdadeiro da torcida. Principalmente à aquela torcida que se deslocou diversas vezes para Volta Redonda, para assistir o seu glorioso.

O Botafogo é muito mais que ter apenas um líder. O Botafogo é união, choro e emoção. O Botafogo foi o "diferente" nesse campeonato das mesmices. O campeonato valeu pelo Botafogo. O campeonato valeu para o torcedor do Botafogo. O campeonato carioca poderá e deverá ter vida enquanto existir clubes que o defendam, assim como o atual campeão. Valeu, Botafogo!

Forte abraço,

Arthur Guedes.