quinta-feira, 14 de março de 2013

A pressão descomunal brasileira




Hoje eu ouvi de um jogador (cujo não me recordo o nome), que em clubes como Corinthians e Flamengo você vai do céu ao inferno muito rápido. Quando vence vai ao céu, mas se na partida seguinte perder, já vai ao inferno. 

Sim, eu concordo! Mas não é bem por aí... Não são apenas clubes como Flamengo e Corinthians que passam por isso. Talvez esses acontecem com mais intensidade por conta da quantidade da torcida. Mas, de fato, seria hipocrisia dizer que no Brasil, país onde o treinador não pode ficar um ano sem ganhar títulos que já é demitido, que apenas nesses dois clubes acontece isso.

Nós, aqui do Brasil, somos totalmente impacientes. O que dizer do Muricy no São Paulo? Campeão Brasileiro 3 anos seguidos, e no 4° ano, após não fazer uma temporada tão brilhante como as anteriores, foi demitido. Como pode acontecer isso? Somente no Brasil!

Um exemplo super bacana que daria é o Sir Alex Fergunson, que permanece no Manchester United por mais de 20 anos. Aí você vai pensar:"Ah, Arthur, mas o Alex Fergunson é fera e sempre ganhou título com o timaço daquele!" Não, meu camarada! Ele já passou por anos ruins, e mesmo assim sempre confiaram em seu trabalho e permaneceu até hoje. É outra cultura...

Portanto, peço um pouco mais de paciência ao torcedor, por mais difícil que seja ver seu time perder. O Flamengo por exemplo começou perdendo a Taça Rio e já vimos uma situação de crise ou fim do Mundo criada pela imprensa, formadora de opiniões, que conseqüentemente, repercuti ao torcedor, fazendo-o acreditar nisso. A própria imprensa faz o torcedor ser impaciente. Faz o torcedor pensar ou ver uma coisa que não existe, ou não é daquela proporção.

Muitos treinadores são exemplos disso: Cuca, Adilson Batista, e o maior deles, Celso Roth. Esse já passou pelo Brasil inteiro... E o mais impressionante é ver o mesmo cara, que sofreu a pressão anteriormente, chegar e assinar com o clube novamente, prometendo coisas melhores, mas que conseqüentemente após alguns maus resultados, passará pela mesma situação. Essa pressão descomunal têm que parar de existir, pois essas constantes trocas são péssimas para os clubes, e para os ex-treinadores. O cara só têm a chance de tentar dar continuidade ou começar a montar um time se ganhar pelo menos um estadual. Na minha opinião, é um absurdo!

Peço novamente um pouco mais de paciência, por mais difícil que seja, para com o treinador atual do seu clube. Releve algumas coisas e realmente acredite no trabalho dele! Pois, caso aconteça essa pressão novamente, e venha outro treinador, é mais um tempo perdido até que ele "arrume" ou monte do seu jeito, o seu clube. O jargão " A grama do vizinho é sempre mais verde" encaixa-se perfeitamente nesse caso. Mas nem sempre o do outro é o melhor... Vamos parar para pensar um pouco, galera!

Forte abraço,

Arthur Guedes.