sexta-feira, 13 de junho de 2014

"Pátria amada, BRASIL!"

Foto: divulgação
Aquele momento te emocionou - sendo você 'Black Block' ou não, 'petista" ou não, amante do futebol ou não, à favor da Copa do Mundo ou não, contente com a situação do país ou não... -. Pode estar se tornando uma marca do Brasil o hino ser cantado a capela, mas arrepia mesmo sabendo que irá acontecer. Porque até mesmo o brasileiro que disse que está torcendo para a Argentina vencer, se rendeu e cantou - mesmo que por dentro - o hino junto com a torcida e jogadores. Isso é inevitável, arrepia e contagia. "Pátria amada, BRASIL!".

Não! Você não estará sendo burro ao se emocionar e contagiar com isso. O futebol te une à pátria. Te une àqueles 23 jogadores que estão ali para te defender e honrar. Tolo será aquele que fará "tanto faz" mais à frente, em outubro, e não aquele que se rende à seleção brasileira, torce e se emociona cantando o hino da sua pátria, que apesar dos 'apesares', é tão amada.

Vem junto, se rende ao lado do seu coração, por agora. Você está louco para poder gritar o hino nacional com a mão no peito, pular nos gols, quase morrer do coração naquelas bolas que passam triscando na trave e explodir de alegria quando o árbitro apitar e decretar vitória do Brasil. Vem junto!

O lado da cabeça, da consciência você usará logo mais. Ali você será tão patriota como estará sendo agora, defendendo a sua pátria, como os jogadores. A situação não muda do dia para o outro, é bem verdade. Mas você ficar sem viver a Copa do Mundo, que está no seu 'quintal' é uma baita tolice, porque você, mais velho, já foi criança e se emocionou com outros craques em campo. Você já se emocionou cantando, ou imaginando ser algum daqueles craques, enquanto jogava bola com os amigos. Você já sonhou em estar lá, aonde os jogadores estão. Eu sei que tem esse lado dentro de ti ainda. O lado de moleque, que chorava só em ver o ídolo do seu time fazer o gol da vitória. 

O futebol está dentro de ti, meu caro. E estará pelo resto da sua vida. Assim como a seleção brasileira, principalmente em época de Copa do Mundo. Você irá sempre se emocionar ao ouvir "Pátria amada, Brasil!", mesmo lembrando que a pátria não caminha pelos bons caminhos. Porque seu lado moleque, admirador inconsciente de ídolos, nunca deixará você ser frio e tornar o hino nacional e seleção brasileira como 'qualquer coisa'. 

Você está louco para abraçar o amigo do lado e gritar: "É Brasil, po**!". Está e não se rende, quiçá, por estar completamente indignado com a situação do país. Mas esta só poderá mudar em outubro. Não perca essa chance de se emocionar e ganhar mais lembranças da seleção brasileira, pátria e hino, para quando ocorrer outra Copa - seja lá aonde for - você poder lembrar, como lembra de quando era garoto e se arrepia.

Não faço campanha política nenhuma, muito menos trabalho para a FIFA. Não defendo o evento. Estou defendendo a nossa pátria, que está entrando em campo para nos defender e honrar. E estou defendendo a sua memória e as memórias que virão, caso você VIVA A SELEÇÃO BRASILEIRA NA COPA.

Abrace seu amigo, grite, chore, arrepie e emocione-se ao ouvir e falar: "PÁTRIA AMADA, BRASIL!"

Grande abraço,

Arthur Guedes.
(Facebook: https://www.facebook.com/arthur.guedes.54)
(Twitter: @GuedesLoco)